Governo prorroga prazo para cadastro de plantio de soja em MS
Foi estendido o prazo para o registro do plantio que antes teria o seu término no dia 10 de janeiro
O governo estadual prorrogou de forma excepcional o prazo para cadastro de todo e qualquer área de plantio de soja, na safra 2019/2020, em Mato Grosso do Sul. Agora o registro poderá ser feito até 31 de janeiro do ano que vem, na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
O prazo anterior foi aberto no dia 1º de setembro, e seguiria até o dia 10 de janeiro de 2020. Segundo o governo, entre os motivos para mudança de data está a importância econômica da produção de soja no Estado, assim como as condições climáticas adversas, que resultaram no atraso do plantio da safra de 2019/2020.
Na resolução conjunta entre Iagro e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), ainda leva em consideração para esta mudança (prazo) está o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, que foi publicado pelo Ministério da Agricultura, que para o Estado prevê o plantio da soja no período entre 16 de setembro a 31 de dezembro.
O governo destaca que o cadastro de áreas de cultivos de soja é uma das medidas para defesa e controle da ferrugem asiática, que pode trazer prejuízos a produção. A nova resolução entrou em vigor ontem (23), após publicação no Diário Oficial do Estado, sendo assinado pelo secretário estadual de Desenvolvimento e Produção, Jaime Verruck.