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Economia

INSS abre biometria para voltar a autorizar consignados

Aposentados precisarão cadastrar biometria no Meu INSS para contratar empréstimos consignados

Por Ângela Kempfer | 23/05/2025 15:43
INSS abre biometria para voltar a autorizar consignados
Página oficial do INSS na internet é ponto de partida para novos consignados.

A partir desta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que desejarem contratar novos empréstimos consignados deverão realizar o cadastro de seus dados biométricos na plataforma Meu INSS.

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma a autorização de empréstimos consignados mediante cadastro biométrico na plataforma Meu INSS. A medida, que entrou em vigor nesta sexta-feira (23), foi estabelecida após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) para reforçar a segurança contra fraudes.A exigência surge após a suspensão das autorizações em 8 de maio, devido a indícios de descontos não autorizados. O INSS ressalta que o atendimento oficial ocorre exclusivamente pelos canais autorizados: site, aplicativo Meu INSS ou telefone 135, não solicitando dados por redes sociais ou mensagens.

A exigência, anunciada oficialmente no Diário Oficial da União na última segunda-feira (19), tem como objetivo reforçar a segurança dos processos de autorização e desbloqueio de benefícios para este tipo de operação.

O despacho, assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, estabelece que a nova medida visa mapear vulnerabilidades e implementar aprimoramentos no sistema, diante de indícios de fraudes envolvendo descontos não autorizados.

A exigência surge após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a obrigatoriedade do uso de assinatura eletrônica avançada e identificação biométrica para evitar abusos em cobranças em folha – tanto em mensalidades associativas quanto em empréstimos.

As autorizações para novos consignados estavam suspensas desde 8 de maio, e a liberação foi condicionada ao cumprimento das determinações do TCU, que negou recurso apresentado pelo INSS. O instituto reforça que não solicita documentos, fotos ou dados bancários por redes sociais ou aplicativos de mensagens. O atendimento oficial permanece restrito aos canais autorizados: site e aplicativo Meu INSS ou telefone 135.

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