INSS abre biometria para voltar a autorizar consignados
Aposentados precisarão cadastrar biometria no Meu INSS para contratar empréstimos consignados
A partir desta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que desejarem contratar novos empréstimos consignados deverão realizar o cadastro de seus dados biométricos na plataforma Meu INSS.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A exigência, anunciada oficialmente no Diário Oficial da União na última segunda-feira (19), tem como objetivo reforçar a segurança dos processos de autorização e desbloqueio de benefícios para este tipo de operação.
O despacho, assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, estabelece que a nova medida visa mapear vulnerabilidades e implementar aprimoramentos no sistema, diante de indícios de fraudes envolvendo descontos não autorizados.
A exigência surge após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou a obrigatoriedade do uso de assinatura eletrônica avançada e identificação biométrica para evitar abusos em cobranças em folha – tanto em mensalidades associativas quanto em empréstimos.
As autorizações para novos consignados estavam suspensas desde 8 de maio, e a liberação foi condicionada ao cumprimento das determinações do TCU, que negou recurso apresentado pelo INSS. O instituto reforça que não solicita documentos, fotos ou dados bancários por redes sociais ou aplicativos de mensagens. O atendimento oficial permanece restrito aos canais autorizados: site e aplicativo Meu INSS ou telefone 135.