ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Já pagou o IPVA? Entenda como o cálculo é feito em MS

Para veículos novos, o imposto considera o valor de compra informado na nota fiscal

Por Viviane Oliveira | 30/01/2026 07:29
Já pagou o IPVA? Entenda como o cálculo é feito em MS
Movimentação de veículos em rua de Campo Grande (Foto: Divulgação)

Quem optou pelo parcelamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve ficar atento: a primeira parcela vence nesta sexta-feira (30). O imposto pode ser dividido em até cinco vezes, sem desconto, com vencimentos em 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 29 de maio. Já o pagamento à vista garantiu 15% de abatimento. Do total arrecadado, 50% ficam com o município onde o veículo é licenciado e 50% com o Estado, com aplicação em áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em Mato Grosso do Sul pode ser parcelado em até cinco vezes, com vencimentos entre janeiro e maio. O pagamento à vista oferece desconto de 15%. A arrecadação é dividida igualmente entre estado e município onde o veículo é licenciado. O cálculo do imposto considera o valor da nota fiscal para veículos novos e a tabela Fipe para usados. As alíquotas variam de 1,5% a 3%, dependendo do tipo de veículo. Há benefícios para grupos específicos, como pessoas com deficiência, que têm redução de 60%, e isenções para veículos com mais de 15 anos.

O IPVA em Mato Grosso do Sul é calculado com base em critérios definidos em lei. Para veículos novos, o imposto considera o valor de compra informado na nota fiscal. Já para veículos usados, a base é o valor venal de mercado, apurado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Sobre esse valor incidem alíquotas que variam conforme a categoria do veículo: 1,5% para caminhões, ônibus e micro-ônibus; 3% para automóveis e utilitários; e 2% para motocicletas.

A legislação estadual prevê isenções e reduções, como para veículos com mais de 15 anos de fabricação, taxistas, mototaxistas e veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular). Pessoas com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou Síndrome de Down têm redução de 60% no imposto. Os usuários fazem os pedidos de forma online pelo Portal da Fazenda.

A Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda) publicou nesta quinta-feira (29) o Edital Confirmatório do Lançamento do IPVA 2026, com informações sobre os veículos registrados no Estado. O órgão esclarece que a publicação é apenas informativa e não indica pendências ou cobranças extras.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.