ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Prefeitura amplia horário de auditores para atender contribuintes e reduzir fila

Sefaz segue horário reduzido, mas equipe de fiscais cumprirá horário estendido na Central do Cidadão

Por Maristela Brunetto | 16/01/2026 08:27
Prefeitura amplia horário de auditores para atender contribuintes e reduzir fila
Desde que os carnês do IPTU foram distribuídos, contribuintes lotam a Central do Cidadão (Foto: Marcos Maluf)

A Prefeitura de Campo Grande ampliou o horário de atendimento ao público da equipe da Sefaz (Secretaria Municipal da Fazenda) para reforçar o esclarecimento de dúvidas dos contribuintes sobre tributos, com foco especial no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2026.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande ampliou o horário de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) para esclarecer dúvidas sobre o IPTU de 2026. A Central de Atendimento ao Cidadão agora funciona das 7h30 às 16h30, enquanto o Paço Municipal mantém horário reduzido, das 7h30 às 13h30. A medida visa atender a alta demanda de contribuintes, que têm buscado informações desde a distribuição dos carnês. Além do atendimento presencial, a Prefeitura disponibiliza um número de WhatsApp para esclarecimentos tributários, reforçando a comunicação com a população.

Além das enormes filas que se formam na Central do Cidadão, a prefeitura também tenta saídas para aumentar a arrecadação que está em queda vertiginosa desde o início dos impasses sobre reajuste do IPTU. Segundo o Município, a redução chega a 70% no valor arrecadado em janeiro, de R$ 360 milhões em 2025, para R$ 160 nos primeiros 15 dias deste ano.

A mudança está prevista na Resolução Normativa n.º 04, de 7 de janeiro, mas foi publicada somente hoje no Diogrande. Com isso, as equipes da Sefaz na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Marechal Rondon, nº 2.655, passaram a atender das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Já a secretaria, no Paço Municipal, mantém o horário reduzido, funcionando das 7h30 às 13h30, conforme decreto municipal em vigor desde outubro de 2025.

Segundo a norma, o objetivo é garantir a continuidade e a ampliação do atendimento ao público, permitindo que auditores fiscais e servidores da área tributária tenham mais tempo para orientar os contribuintes, esclarecer questionamentos e tratar de demandas relacionadas ao IPTU e a outros tributos municipais.

Além de um volume elevado de questionamentos sobre o tributo, com contribuintes inclusive chegando já no amanhecer depois que os carnês passaram a ser entregues, a Prefeitura ainda tem uma demanda com pessoas autônomas, com a mudança na sistemática de produção de notas fiscais para adequação à reforma tributária.

Na prática, é uma tentativa de evitar filas. Além dessa medida, a prefeitura já tinha divulgado um número de Whatsapp para atender o público sobre as questões tributárias - número (67) 99677-8623, que, segundo o município, é o único canal oficial para esse tipo de serviço via aplicativo.

 A resolução foi assinada pelo secretário municipal da Fazenda, Isaac José de Araújo, quando ele ainda atuava como interino, diante da licença médica da então titular, Márcia Helena Hokama.