ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 21º

Educação e Tecnologia

Apagão na nuvem da Amazon impacta Snapchat, Alexa e outros serviços digitais

Também foram afetados a plataforma de videoconferência Zoom e o serviço de streaming Prime Video

Por Dayene Paz | 20/10/2025 06:53
Apagão na nuvem da Amazon impacta Snapchat, Alexa e outros serviços digitais
Logomarca da empresa, que apresentou falha em serviços. (Foto: Divulgação)

Uma falha operacional nos servidores da AWS (Amazon Web Services) causou instabilidade em serviços e aplicativos ao redor do mundo nesta segunda-feira (20). O problema teve origem na região da Virgínia do Norte (US-EAST-1), um dos principais centros de dados da empresa, e afetou diretamente mais de 500 empresas com sistemas hospedados na nuvem da Amazon, incluindo plataformas no Brasil.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma falha operacional nos servidores da AWS (Amazon Web Services) afetou mais de 500 empresas globalmente nesta segunda-feira (20). O problema, originado na região de Virgínia do Norte, impactou serviços como Zoom, Snapchat, Prime Video, Coinbase e jogos online populares. A Amazon informou que identificou a causa do apagão às 6h (horário de Brasília) e, uma hora depois, relatou sinais de recuperação. A AWS, líder global em computação em nuvem, é responsável por sustentar aplicativos móveis e serviços digitais de empresas e governos mundialmente.

Entre os serviços impactados estão empresas de diversos setores. No ramo financeiro, a corretora de criptomoedas americana Coinbase, o London Stock Exchange Group e plataformas de pagamento como Venmo (do PayPal) e Chime. Já no setor de tecnologia e mídia, apresentaram falhas serviços como o mecanismo de busca de IA Perplexity, o aplicativo de mensagens Snapchat, o site da Amazon, a assistente virtual Alexa, a plataforma de videoconferência Zoom e o serviço de streaming Prime Video.

Jogos online populares como Roblox, Clash Royale, Clash of Clans e Fortnite também estiveram fora do ar. O aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo enfrentou instabilidade, assim como o site do governo britânico HM Revenue & Customs, que ficou indisponível para usuários do Reino Unido.

De acordo com a empresa, o problema afetou diversas partes da infraestrutura da AWS, que é líder global em computação em nuvem, à frente de concorrentes como Microsoft e Google. Os data centers da AWS sustentam desde aplicativos móveis até serviços digitais de grandes empresas e governos ao redor do mundo.

A AWS comunicou às 6h (horário de Brasília) que havia identificado uma possível causa para o apagão e, por volta das 7h, informou que estava observando "sinais significativos de recuperação" após aplicar medidas de mitigação iniciais. A companhia acrescentou que "a maioria das solicitações deve estar sendo atendida" e que continua atuando para processar um acúmulo de pedidos em fila.

Apesar da magnitude da falha, ainda não está claro se todos os problemas relatados globalmente estavam diretamente ligados ao incidente nos servidores da AWS.

A unidade de nuvem da Amazon é um dos principais motores de lucro da empresa, que investe bilhões de dólares na expansão de sua infraestrutura para sustentar aplicações de inteligência artificial e outros serviços digitais em escala global.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.