Em MS, apenas seis faculdades ficam acima da média no Enade
Duas universidades públicas e quatro particulares se destacam entre as melhores do Estado
Em Mato Grosso do Sul, das 27 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas, que participaram do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), apenas seis alcançaram o conceito 4, considerado acima da média e o segundo maior da avaliação. Nenhuma instituição obteve conceito 5, o máximo estabelecido pelo exame e classificado como excelente.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em Mato Grosso do Sul, apenas seis das 27 instituições de ensino superior que participaram do ENADE 2023 alcançaram o conceito 4, considerado acima da média. Nenhuma obteve conceito 5, o máximo do exame. As instituições públicas UFMS e UFGD, além das privadas UCDB, Unigran Capital, Unigran Dourados e AEMS, foram as que se destacaram. A UEMS e o IFMS obtiveram nota 3, considerada regular. No total, 13 instituições ficaram com nota regular, enquanto cinco privadas ficaram abaixo, com conceito 2. O ENADE avalia o desempenho de estudantes no último ano de graduação para medir a qualidade dos cursos e instituições.
Os dados são referentes ao ano de 2023 e foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Durante live realizada à tarde, o Diretor de Avaliação da Educação Superior, Ulysses Teixeira, apresentou também os melhores desempenhos das instituições no IGC (Índice Geral de Cursos).
A reportagem acessou os dados publicados pelo instituto, que incluem a relação das faculdades participantes. Das seis instituições com conceito 4, apenas duas são públicas: UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
As outras quatro que conquistaram o mesmo resultado foram a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Unigran Capital, Unigran Dourados e a AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas).
Ainda sobre as instituições públicas, a reportagem apurou que a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) obtiveram a nota 3, que é considerada regular.
Outros resultados - No total, 13 instituições de Mato Grosso do Sul alcançaram a nota considerada regular (3). Veja a seguir o ranking completo: Universidade anhanguera (UNIDERP), Faculdade de Ponta Porã (FAP), Faculdade Estácio de Sá, Faculdade Integrada de Paranaíba (FIPAR), Centro Universitário Anhanguera Pitágoras, Faculdade Magsul Ponta Porã, UEMS, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Faculdade de Educação de Nova Andradina, Faculdade de Mato Grosso do Sul (FACSUL), Faculdade Anhanguera de Dourados, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó, IFMS, Faculdade Novoeste e Faculdade Insted.
Os indicadores também apontam que o Estado teve cinco instituições abaixo do considerado regular. Todas são de iniciativa privada e tiveram conceito 2, sendo elas: Faculdade de Administração de Fátima do Sul, Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina, Faculdade de Educação de Costa Rica, Faculdade de Administração de Nova Andradina e Faculdades Integradas de Cassilândia.
Enade - Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação através de uma prova aplicada aos alunos que estão no último ano do curso. A avaliação serve para conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras e produzir os CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.