Estudantes na espera do Prouni têm até sexta para entregar documentos
Prazo vale para candidatos que não foram aprovados nas chamadas regulares ou perderam vaga por falta de turma
Estudantes pré-selecionados na lista de espera do Prouni (Programa Universidade para Todos), referente ao segundo semestre de 2025, têm até sexta-feira (5) para entregar os documentos exigidos pela instituição privada onde se inscreveram. O prazo atende candidatos que não foram aprovados nas chamadas regulares ou perderam a vaga por falta de turma.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A entrega pode ser feita presencialmente na secretaria da faculdade ou pela internet, em sistema disponibilizado pela instituição. O estudante deve receber comprovante da entrega e terá a confirmação do resultado até 12 de setembro, quando as universidades informarão se o candidato terá direito à bolsa.
- Leia Também
- Estudantes vão receber R$ 5 mil por falhas em contratos de universidade
- Fies abre inscrições para o 2º semestre com mais de mil vagas em MS
As faculdades não podem cobrar taxa de participação no processo de análise e, caso adotem critérios próprios de seleção, precisam ter comunicado os alunos com antecedência. A regra é que esses critérios não sejam mais rigorosos do que os aplicados aos demais estudantes da instituição.
Nesta edição, o programa oferece mais de 211 mil bolsas em 887 instituições privadas. Desse total, 118 mil são integrais, com mensalidade gratuita, e 93 mil são parciais, que custeiam 50% do valor do curso. As bolsas se distribuem por mais de 370 graduações em todo o país.
Administração concentra a maior oferta, com 13.774 bolsas, sendo 9.275 integrais. Em seguida, aparecem direito (13.152), pedagogia (11.339) e educação física (8.939). Para medicina, foram abertas 1.159 vagas, das quais 988 são integrais e 171 parciais.
Criado em 2004, o Prouni completa 20 anos em 2025. Nesse período, mais de 3,5 milhões de estudantes já foram beneficiados, sendo 2,5 milhões com bolsas integrais. Atualmente, 632,5 mil alunos cursam o ensino superior com auxílio do programa em 1.851 instituições privadas de todas as regiões do país.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.