Falso site do "Enem dos Concursos" tenta roubar CPF de candidatos
Ministério alerta sobre fraude que simula inscrição no Concurso Nacional Unificado
Site falso de inscrição para roubar dados pessoais de candidatos ao CNU (Concurso Nacional Unificado) foi criado e é utilizado por estelionatários, informa o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). A fraude começou nesta terça-feira (2), após o início do prazo oficial, e tenta enganar os participantes ao afirmar que o cadastro terminaria em breve.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A página fraudulenta imita a página do governo federal, usa o brasão da República e menus semelhantes aos do portal Gov.br, mas não possui a terminação “.gov.br”. O endereço falso exige que o usuário informe o CPF para continuar o suposto cadastro.
O verdadeiro site do CNU está disponível no portal da FGV (Fundação Getulio Vargas), pelo link https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. A inscrição se encerra às 22h59 (de MS) do dia 20 de julho. Para se inscrever, o candidato precisa ter uma conta ativa no Gov.br, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze).
Em nota à imprensa, o MGI alerta que não envia documentos de inscrição por WhatsApp ou e-mail. O pagamento da taxa de R$ 70 deve ser feito somente no site oficial. Têm direito à isenção doadores de medula, inscritos no CadÚnico, bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Financiamento Estudantil) que pedirem até 8 de julho.
Saiba mais - Para evitar golpes, é necessário conferir se o site termina em “.gov.br”, verificar erros de português e se há certificado de segurança com cadeado na barra do navegador. O governo orienta que informações sobre o concurso sejam consultadas apenas em canais oficiais.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.