ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Mais de 33 mil candidatos participam do “Enem dos Concursos” em MS

Em todo país, 2,1 milhões de inscritos concorrerão a 6.640 vagas com salário de até R$ 22 mil

Por Gabriela Couto | 18/08/2024 06:59
Movimentação de concurseiros no corredor da UCDB; instituição será local com maior número de candidatos em prova: 5.864 candidatos (Foto: Arquivo/Alex Machado)
Movimentação de concurseiros no corredor da UCDB; instituição será local com maior número de candidatos em prova: 5.864 candidatos (Foto: Arquivo/Alex Machado)

O maior concurso da história será realizado neste domingo (18), em todo País. O CNU (Concurso Nacional Unificado), também chamado de "Enem dos Concursos" acontece em 228 municípios de forma simultânea.

A prova seria realizada inicialmente no dia 5 de maio, mas dois dias antes da data acabou sendo adiada pelo Ministério da Gestão devido as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Em Mato Grosso do Sul foram 33.909 inscritos para as provas em Campo Grande (21.189), Três Lagoas (2.502), Dourados (7.647) e Corumbá (2.571). No Brasil 2.114.128 candidatos disputam as 6.640 vagas com salário de até R$ 22 mil.

Orientação importante para os participantes no Estado fica por conta da diferença no fuso horário. Mato Grosso do Sul terá horário distinto ao da maior parte do país, fechando os portões com uma hora de antecedência, conforme o quadro abaixo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pela manhã, todos os candidatos realizarão uma prova discursiva e objetiva comum a todos os blocos. À tarde, será a vez das questões específicas de cada área, com mais ênfase nas áreas de concentração de nível superior.  As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

Dos oito blocos, o quinto, voltado para as áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos é o que tem mais vagas: 1.008 no total. Mas ele não é o mais concorrido. São 294 candidatos por vaga.

O oitavo bloco, que é o de nível intermediário, é o mais disputado: quase 695 mil inscritos para 692 vagas. Ou seja, 1.003 por vaga. E o bloco dois, das áreas de tecnologia e informação, é o que tem menos gente na disputa: 132 candidatos por vaga. Veja a tabela abaixo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os cargos são espalhados por todo Brasil, mas 9 postos têm contratação em Mato Grosso do Sul. Aqui, a oferta maior é para indigenista, ou funções relacionadas ao indigenismo, na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com 323.250 inscrições no Brasil.

Também há vagas específicas para o Estado, como no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), nas funções de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo.

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses. As outras fases são perícia médica, procedimento de verificação e procedimento de verificação documental. A divulgação do resultado final está prevista para 21 de novembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias