Aprovados no "Enem dos Concursos" irão assumir cargos em janeiro de 2025
A prova será aplicada aos candidatos no dia 18 de agosto deste ano
Os aprovados no CNU (Concurso Nacional Unificado), Enem dos Concursos, vão ser chamados em dezembro e vão assumir o cargo em janeiro de 2025. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos detalhou nesta quinta-feira (04), o novo cronograma. O edital será publicado ainda hoje.
A prova será aplicada no dia 18 de agosto deste ano. A data anterior prevista era no dia 5 de maio, mas foi adiada em razão das enchentes no Rio Grande do Sul.
Após o adiamento, o ministério deixou claro que as provas foram recolhidas e que o local do armazenamento permanece em vigilância 24 horas.
Em Mato Grosso do Sul, são 34.449 inscritos para as provas, sendo o 21º estado no ranking nacional de candidatos. Ao todo, 2,1 milhões de brasileiros se inscreveram. Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da União.
O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto. No dia 20 de agosto é a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas, e no dia 21 de novembro será a divulgação dos resultados finais.
Mudanças – A ministra Esther Dweck explicou que quem não puder realizar a prova na nova data, poderá pedir devolução da taxa entre 5 de 7 de julho
Para pessoas que moram no Rio Grande do Sul que fariam a prova em outro estado e vice versa, que são 2.100 inscritos, poderão mudar a cidade de realização da prova também até domingo (7). Outro anúncio feito é que a regra de arredondamento ficou em duas casas decimais.
Ocorrendo evento excepcional e imprevisível de grandes proporções é previsto a realização de uma prova extraordinária para as pessoas afetadas. A ideia é manter a data para pessoas não afetadas e as pessoas afetadas terão outra data.
Para isso, o critério é que o número das pessoas atingidas seja no mínimo de 0,5% dos candidatos inscritos. Esse é o tamanho da proporção.
A prova extraordinária não concorre as vagas originais, concorre as vagas suplementares. Terá edital novo e será mantida as cotas previstas em lei.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.