ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 17º

Empregos

Aprovados no "Enem dos Concursos" irão assumir cargos em janeiro de 2025

A prova será aplicada aos candidatos no dia 18 de agosto deste ano

Por Izabela Cavalcanti | 04/07/2024 10:17
Candidatos do Enem aguardando início de prova em universidade de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Candidatos do Enem aguardando início de prova em universidade de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Os aprovados no CNU (Concurso Nacional Unificado), Enem dos Concursos, vão ser chamados em dezembro e vão assumir o cargo em janeiro de 2025. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos detalhou nesta quinta-feira (04), o novo cronograma. O edital será publicado ainda hoje.

A prova será aplicada no dia 18 de agosto deste ano. A data anterior prevista era no dia 5 de maio, mas foi adiada em razão das enchentes no Rio Grande do Sul.

Após o adiamento, o ministério deixou claro que as provas foram recolhidas e que o local do armazenamento permanece em vigilância 24 horas.

Em Mato Grosso do Sul, são 34.449 inscritos para as provas, sendo o 21º estado no ranking nacional de candidatos. Ao todo, 2,1 milhões de brasileiros se inscreveram. Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da União.

O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto. No dia 20 de agosto é a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas, e no dia 21 de novembro será a divulgação dos resultados finais.

Cronograma das novas datas do Enem dos Concursos (Foto: Reprodução/Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)
Cronograma das novas datas do Enem dos Concursos (Foto: Reprodução/Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)

Mudanças – A ministra Esther Dweck explicou que quem não puder realizar a prova na nova data, poderá pedir devolução da taxa entre 5 de 7 de julho

Para pessoas que moram no Rio Grande do Sul que fariam a prova em outro estado e vice versa, que são 2.100 inscritos, poderão mudar a cidade de realização da prova também até domingo (7). Outro anúncio feito é que a regra de arredondamento ficou em duas casas decimais.

Ocorrendo evento excepcional e imprevisível de grandes proporções é previsto a realização de uma prova extraordinária para as pessoas afetadas. A ideia é manter a data para pessoas não afetadas e as pessoas afetadas terão outra data.

Para isso, o critério é que o número das pessoas atingidas seja no mínimo de 0,5% dos candidatos inscritos. Esse é o tamanho da proporção.

A prova extraordinária não concorre as vagas originais, concorre as vagas suplementares. Terá edital novo e será mantida as cotas previstas em lei.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias