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Educação e Tecnologia

MS quer aplicar modelo finlandês para formação de professores do Estado

Proposta foi citada pelo secretário Helio Daher após missão técnica a 4 países europeus realizada em maio

Por Mylena Fraiha e Izabela Cavalcanti | 25/06/2025 10:38
MS quer aplicar modelo finlandês para formação de professores do Estado
Secretário Helio Daher durante fala no Meeting Internacional de Educação, realizado no auditório da Casa da Indústria, sobre a educação da Finlândia (Foto: Henrique Kawaminami).

Com foco na formação de professores, o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, afirmou nesta quarta-feira (25) que Mato Grosso do Sul pretende “importar” elementos da metodologia educacional da Finlândia para aplicar na REE (Rede Estadual de Ensino). A declaração foi dada durante o Meeting Internacional de Educação, realizado no auditório da Casa da Indústria, em Campo Grande.

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Mato Grosso do Sul pretende implementar modelo finlandês na formação de professores da rede estadual. A iniciativa busca aprimorar a qualidade do ensino, inspirando-se no país reconhecido internacionalmente por seus resultados educacionais. O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, anunciou a proposta após missão técnica à Finlândia, Dinamarca, Suíça e Itália. A ideia é adaptar a metodologia finlandesa, com foco na formação docente e na articulação entre universidades, escolas e mercado de trabalho. O projeto, ainda em fase inicial, é resultado de parceria entre o governo estadual e o Sesi.

A proposta surgiu após uma missão técnica realizada no mês passado, entre os dias 9 e 23 de maio, que levou representantes do Sesi e o secretário a quatro países europeus - Finlândia, Dinamarca, Suíça e Itália -  para conhecer práticas educacionais bem-sucedidas, com foco especial na educação infantil. A primeira parada da comitiva foi a Finlândia, país referência mundial em qualidade educacional, onde os representantes participaram de uma imersão pedagógica na Universidade de Turku.

"A Finlândia é uma referência em educação, ela entrega isso com o produto deles. A gente foi para estudar e entender o que pode ser absorvido aqui, obviamente adaptando à realidade brasileira, e o Sesi se mostrou muito parceiro, no sentido de fazer essa ponte entre aquilo que é ofertado com qualidade lá fora e o que a gente pode trazer para a gestão pública", afirmou Daher.

O secretário destacou ainda o papel da Fiems e do Sesi na construção da parceria internacional. “É aquilo que nos interessa muito. A gente está muito contente e com muita expectativa em relação a essa parceria”, completou.

Segundo ele, um dos pontos mais impactantes observados foi o ciclo de formação de professores na Finlândia e a articulação entre universidades e escolas, além da conexão com o mercado de trabalho. “Existe um ciclo produtivo muito interessante na formação adequada de docentes. A relação com a universidade e o quanto ela atende na ponta mostram uma forma de pensar a educação diferente da que temos no Brasil. A ideia é trazer essa metodologia para cá, e com certeza isso vai surtir efeito na qualidade da educação das nossas crianças”.

No entanto, o secretário de Educação afirmou que o projeto ainda está em fase de estruturação e estudos. Detalhes práticos sobre a implementação, assim como prazos, ainda não foram divulgados.

MS quer aplicar modelo finlandês para formação de professores do Estado
Régis diz que a intenção é buscar alternativas para modernizar a educação pública em MS (Foto: Henrique Kawaminami).

O superintendente regional do Sesi, Régis Borges, que também participou da missão, afirmou que a intenção é buscar alternativas para modernizar a educação pública em MS. “A gente firmou uma parceria com a Finlândia. A ideia é que a gente possa trazer essas boas práticas que são conhecidas mundialmente para Mato Grosso do Sul. O Sesi, a Federação das Indústrias, firmou esse convênio que a partir de agora tenha a oportunidade de trazer a tecnologia de ponta”.

MS quer aplicar modelo finlandês para formação de professores do Estado
Sanni reforça que a educação é o pilar do desenvolvimento finlandês (Foto: Henrique Kawaminami).

Presente no evento, a coordenadora de Educação do Consulado da Finlândia em São Paulo, Sanni Haka, reforçou que a educação é o pilar do desenvolvimento finlandês. “A educação é a base, a essência de tudo na sociedade. A Finlândia é um país pequeno, e sem investir no cérebro, não há como o país se desenvolver. Foi graças à educação que conseguimos evoluir”, afirmou.

Ela também destacou a centralidade da formação docente no modelo finlandês. “A formação dos professores é um exemplo concreto em que focamos muito e investimos muito. Dizemos que os professores são o segredo da nossa educação”, explica Sanni.

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