Mestrado gratuito oferece 532 vagas sobre gestão das águas
Mestrado gratuito oferece 532 vagas sobre gestão das águas

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). O processo seletivo de 2025 disponibiliza 532 vagas, distribuídas em instituições de diversas regiões do Brasil, incluindo a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), com 532 vagas disponíveis em diversas instituições do Brasil, incluindo 24 na UEMS. O curso visa qualificar profissionais para os desafios da gestão hídrica, oferecendo formação teórica e prática gratuita. Os interessados devem se inscrever até o dia 23 deste mês, anexando documentos como curriculum vitae, diploma e plano de pesquisa. O processo seletivo será composto por três fases, incluindo uma prova presencial de conhecimentos específicos. O local da prova será divulgado posteriormente.
Na UEMS, são ofertadas 24 vagas, com distribuição nas modalidades: ampla concorrência, pessoas pardas, indígenas, quilombolas, negras, trans e PCDs (Pessoas com Deficiência). A instituição também oferece cinco bolsas de estudo.
O ProfÁgua tem como objetivo proporcionar uma formação teórica e prática a profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos, de forma gratuita. O curso visa qualificar os alunos para lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil.
Atualmente, 28 universidades associadas oferecem o programa. Na UEMS, as áreas de concentração são: "Instrumentos da Política de Recursos Hídricos" e "Regulação e Governança de Recursos Hídricos".
Inscrições - Os interessados têm até o dia 23 deste mês para realizar a inscrição pela internet, por meio do site: https://app.unesp.br/sispg/processo-seletivo/aluno-regular/inscricao/6133
Para que a inscrição seja deferida, o candidato deverá anexar, em formato PDF, o curriculum vitae na plataforma Lattes, diploma, histórico escolar, plano de pesquisa e utros documentos solicitados no edital
O processo seletivo contará com três fases, sendo elas: avaliação da prova de conhecimentos específicos em gestão e regulamentação de recursos hídricos, avaliação da proposta de plano de pesquisa e prova de títulos.
A prova de conhecimentos será realizada presencialmente. O local de realização será divulgado na página do ProfÁgua e corresponderá, obrigatoriamente, à instituição escolhida pelo candidato no momento da inscrição.
A UEMS também tem uma página na internet exclusiva sobre a ProfÁgua, no link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.