ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Atleta de fisiculturismo morreu em evento sem vínculo com Federação

Presidente da entidade alerta para os desgastes do alto rendimento

Por Kamila Alcântara | 12/05/2025 19:15

Com histórico de pressão alta, o atleta Wanderson da Silva Moreira, de 30 anos, morreu durante uma competição de fisiculturismo realizada em Campo Grande, no último fim de semana. O caso levanta um alerta: nem todo evento de alto rendimento está vinculado a uma federação e o acompanhamento médico é essencial para quem leva o corpo ao extremo.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O atleta de fisiculturismo Wanderson da Silva Moreira, de 30 anos, faleceu durante a competição Pantanal Contest 2025, em Campo Grande, no último fim de semana. Com histórico de pressão alta, ele sofreu uma parada cardíaca, apesar do atendimento médico no local. O evento não estava vinculado à IFBB-MS, levantando preocupações sobre a falta de regulamentação e acompanhamento médico em competições não oficiais. O presidente da IFBB-MS, Amado Moura, destacou que eventos como o Pantanal Contest não garantem acesso a benefícios oficiais, como o Bolsa Atleta. Ele enfatizou a importância do acompanhamento médico para atletas de alto rendimento, alertando que a prática esportiva intensa pode representar riscos à saúde. A IFBB-MS programou novos eventos para os próximos meses, incluindo o 55º Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness em São Paulo.

Segundo o presidente da IFBB-MS (Federação de Culturismo e Fitness de Mato Grosso do Sul), Amado Moura, o Pantanal Contest 2025 não faz parte do calendário oficial da entidade. A competição se enquadra na categoria “show”, voltada à visibilidade dos atletas, com alto investimento financeiro.

“Todo esporte tem uma federação, mas não existe lei que restrinja essas competições apenas aos filiados. Isso acontece em todo o País. O que sempre alertamos é que participar de eventos como esse não garante, por exemplo, acesso ao Bolsa Atleta ou a qualquer outro tipo de apoio oficial, que são exclusivos das federações”, explica Amado.

Sobre os riscos à saúde dos fisiculturistas, o presidente destaca que o acompanhamento médico deve ser prioridade, especialmente em modalidades que exigem esforço físico extremo.

“Nós estamos sempre orientando os atletas. Toda competição de alto nível leva o corpo ao limite, com treinos intensos e dietas rigorosas. Por isso, é fundamental estar atento aos exames médicos. As pessoas precisam entender que esporte de alto rendimento nunca foi sinônimo de saúde. Tudo pode representar um risco — até a Fórmula 1. Em qualquer prática de alto nível, é preciso estar atento, pois imprevistos podem acontecer”, reforça.

A IFBB-MS tem novo evento marcado para junho, no município de Dourados. Depois, as etapas seguem para Ponta Porã, Bonito e Cassilândia. Já em julho, será realizado o 55º Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, em São Paulo.

Registro em vídeo – Na transmissão ao vivo do evento (acima), é possível ver que Wanderson se apresentou usando uma sunga azul. Ele aparece nos primeiros cinco minutos da live. Aos 22 minutos, retorna ao palco ao lado de outros cinco atletas da mesma categoria.

Óbito – Wanderson da Silva Moreira sofreu uma parada cardíaca durante o Pantanal Contest 2025. Apesar do atendimento médico no local, ele não resistiu. Natural de Rondonópolis (MT), o atleta tinha histórico de pressão alta, segundo familiares. O caso foi registrado como morte natural. Em nota publicada nas redes sociais, o Pantanal Contest lamentou o que aconteceu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias