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Educação e Tecnologia

Sancionado com vetos projeto que amplia carga horária do Ensino Médio

Texto publicado hoje no Diário da União desconsidera itinerários formativos na grade curricular

Por Gustavo Bonotto | 01/08/2024 23:28
Camisa contra Novo Ensino Médio usada por manifestante em ato ocorrido no início do ano, em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida, Arquivo/Campo Grande News) 
Camisa contra Novo Ensino Médio usada por manifestante em ato ocorrido no início do ano, em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida, Arquivo/Campo Grande News)

Foi sancionado o projeto que institui a reforma do ensino médio na educação brasileira. O texto, que teve aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi aprovado pelo Congresso Nacional antes do recesso parlamentar. No entanto, duas mudanças foram vetadas conforme publicação no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (1º).

Um dos vetos foi quanto à regra de que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) cobrasse conteúdos dos itinerários formativos, ou seja, as aulas que cada aluno escolhesse para se aprofundar. Sem essa implementação, o exame seguirá com as disciplinas de Formação Geral Básica e que são iguais para todos.

À imprensa, Lula havia justificado que a alteração poderia comprometer a equivalência das provas, além de afetar a isonomia na participação de processos seletivos que usam a nota do certame.

Já a segunda mudança foi quanto ao prazo estipulado em quatro anos para a implementação das novas regras no Enem. Com o veto anterior, o prazo perdeu o sentido de existência.

Pela nova lei, o início de implementação das reformas deve ocorrer já em 2025, no caso de alunos ingressantes no ensino médio. Os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição.

Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as duas casas do Congresso e nove meses de tramitação, ao final, foi mantida a essência do projeto do governo federal, que era ampliar a parcela de conteúdos da formação básica curricular – as disciplinas tradicionais, como português, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular.

O que muda - A carga horária da formação geral básica nos três anos de ensino médio voltará a ser de 2,4 mil. Mais 600 horas obrigatórias deverão ser preenchidas com disciplinas dos itinerários formativos, nos quais há disciplinas opcionais à escolha do aluno. A carga horária total será, então, de 3 mil horas: 1 mil para cada ano, dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.

A nova lei atende à reivindicação da comunidade escolar e de entidades ligadas à educação, que se mobilizaram e pressionaram pela mudança, descontentes com o novo modelo de ensino médio que entrou em vigor em 2022, quando a formação geral foi reduzida a 1,8 mil horas.

Segundo levantamento da Agência Brasil, a reforma aumentou para 2,1 mil horas a formação geral básica também no ensino técnico. As demais 900 horas devem ser dedicadas ao ensino profissionalizante, totalizando as 3 mil horas da carga total. Para profissões que exijam tempo maior de estudo, 300 horas da formação geral poderão ser utilizadas para o aprofundamento de disciplinas que tenham relação com o curso técnico –por exemplo, mais física para alunos de eletrotécnica.

No entanto, o texto sancionado por Lula prevê apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória. Os parlamentares rejeitaram a inclusão da obrigatoriedade do espanhol na formação geral básica, conforme defendiam secretários de Educação, que alegavam aumento de custos com a novidade, além de falta de professores.

Pelo texto final, o espanhol poderá ser ofertado de acordo com a disponibilidade dos sistemas de ensino. Em comunidades indígenas, o ensino médio poderá ser ofertado nas línguas maternas de cada povo. Por fim, cada município brasileiro também deverá manter ao menos uma escola com a oferta de ensino médio regular noturno. A condição é que haja demanda manifestada e comprovada por esse turno nas matrículas feitas junto às secretarias de educação.

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