Sistema contra telemarketing registra 5 mil novos cadastros por dia
Serviço impede chamadas de operadoras e oferta de crédito consignado em até 30 dias

A plataforma Não Me Perturbe fechou 2025 com 14,2 milhões de números cadastrados para bloqueio de ligações de telemarketing. O sistema registrou aumento de 1,7 milhão de adesões ao longo do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pela Conexis Brasil Digital.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A plataforma recebe, em média, quase 5 mil novos cadastros por dia. O serviço impede chamadas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. O cadastro vale para telefones fixos e celulares.
- Leia Também
- Oi e TIM lideram debandada de consumidores em MS; veja quem atrai mais clientes
- Troca de operadora de celular bate recorde em 2025
Criada em julho de 2019, a Não Me Perturbe integra o sistema de autorregulação das operadoras de telecomunicações. A gestão fica sob responsabilidade da Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil. A entidade representa as principais empresas do setor no país.
O Distrito Federal lidera a proporção de adesões em relação à base de telefones. No DF, 9,4% dos números fixos e móveis estão cadastrados na plataforma. O índice é o maior entre as unidades da federação.
Segundo o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, a iniciativa respeita a escolha do consumidor. Ele afirmou que o cadastro ajudou a reduzir reclamações nos últimos anos. A declaração foi repassada à Agência Brasil.
O cadastro pode ser feito pelo site da plataforma, por aplicativo ou com apoio dos Procons. O bloqueio passa a valer em até 30 dias após o registro. A ferramenta não bloqueia ligações de outros setores, como planos de saúde.
Desde setembro do ano passado, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou adesão obrigatória à plataforma. A regra inclui operadoras de pequeno porte. Empresas ficam impedidas de ligar para números cadastrados.

