ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 32º

Enquetes

Enquete: 53% dos consumidores sempre pagam compras no crédito

Uso do cartão é maioria entre leitores, enquanto juros do rotativo apresentam ligeira redução em agosto.

Por Viviane Oliveira | 12/09/2025 08:05
Enquete: 53% dos consumidores sempre pagam compras no crédito
Com uma mão no teclado e outra no cartão de crédito, mulher organiza as despesas (Foto: Marcello Cassal Jr. / Agência Brasil)

A maioria dos leitores que participou da enquete realizada ontem afirmou usar cartão de crédito para as compras do dia a dia. Do total, 53% responderam que sempre pagam no crédito, enquanto 27% disseram utilizar o cartão apenas para compras parceladas. Já 20% revelaram recorrer ao crédito somente quando o dinheiro acaba.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Pesquisa revela que 53% dos brasileiros utilizam cartão de crédito em compras diárias. Outros 27% recorrem ao crédito para parcelamentos, enquanto 20% o usam em situações emergenciais. A preferência pelo cartão coincide com a queda da taxa média de juros do rotativo, que passou de 432,2% para 426,9% ao ano entre julho e agosto, segundo o Banco Central.Apesar da redução, o rotativo, utilizado quando se paga apenas parte da fatura, continua sendo a modalidade de crédito mais cara. Embora uma lei limite os juros do rotativo a 100% da dívida, a regra só vale para novos contratos, impactando gradualmente as estatísticas.

O resultado coincide com mudanças recentes no mercado. Segundo o Banco Central, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo caiu 5,3 pontos percentuais para as famílias, passando de 432,2% ao ano, em julho, para 426,9% em agosto. No acumulado de 12 meses, a redução foi de 18,6 pontos percentuais.

O crédito rotativo, que dura até 30 dias, é acionado quando o consumidor paga apenas parte da fatura e passa a arcar com juros sobre o valor restante. Essa modalidade é considerada a mais cara do mercado.

Desde janeiro, está em vigor a lei que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, mas a regra não altera a taxa pactuada na concessão do crédito e só se aplica a novos financiamentos, o que faz com que o impacto apareça de forma gradual nas estatísticas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.