Maioria dos leitores concorda com adiamento das aulas na rede municipal
Cerca de 54% das respostas são dos que concordaram com decisão de começar ano letivo em 3 de março
Maioria dos leitores do Campo Grande News votaram que concordam com o adiamento das aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino) da Capital, que passou de 14 de fevereiro para o dia 3 de março.
Na prática, são 10 dias úteis de ensino que os alunos deixarão de cumprir, de forma habitual. Os dias serão repostos por meio de atividades complementares, a serem realizadas em casa.
Segundo o município, a medida tem objetivo de “preservar a saúde de alunos, professores e servidores do quadro administrativo das unidades de ensino”. O País já aplica vacinas contra a covid ao público infantil, desde que tenha acima de cinco anos. Por enquanto, não há previsão de liberação para indivíduos abaixo desta faixa etária.
Mesmo assim, vale dizer que a segunda dose - que garante maior proteção contra casos graves de coronavírus - só poderá ser aplicada após quatro meses do primeiro imunizante.
“Em razão do aumento exponencial do número de casos de covid-19, provocados pela variante Ômicron e com aumento de forma significativa de casos positivos e de atestados médicos com afastamento de servidores, a Semed comunica o adiamento da data de início das aulas do ano letivo de 2022, para o dia 3 de março."
Nos comentários das redes sociais, o assunto gerou discussão - foram mais de 800 comentários e o resultado foi de 54% que concordam e outras 46% que discordam.
A leitora Alvina Salina Gomes diz que concorda e comenta que o aumento de casos é preocupante. "Saúde em primeiro lugar. Vacinados estão pegando covid!"
A Cihenne Campos também é favorável e lembra que as aulas estaduais começarão na mesma data - ou seja, o adiamento não será tão impactante. "Eu concordo, as pessoas acham que em Mato Grosso do Sul, está tudo bem com esse vírus correndo por aí. E outra, na estadual, começará na mesma data também."
Já a leitora Ângela Costa comenta que o afastamento de alunos das atividades presenciais tem deixado prejuízo no ensino. "As escolas são os espaços adequados para as crianças e jovens. Além da aprendizagem, desenvolve seus aspectos emocionais, sociais e psicológicos."