Maioria dos leitores diz que recicla lixo para reduzir o impacto ambiental
Enquete também mostra que 48% dos leitores costumam evitar desperdício de água e energia
A maioria dos leitores do Campo Grande News informou, na enquete realizada no domingo (6), que costuma reciclar o lixo para reduzir o impacto ambiental causado no dia a dia. Outros 48% dizem evitar o desperdício de água e energia, e 4% reduzem o consumo de plástico.
Nas redes sociais do portal, a leitora Fran Souza relata que tem uma rotina de ações que visam mitigar o impacto. "Reciclo o meu lixo, evito comprar produtos com muita embalagem e não descarto lixo orgânico na terra", detalhou.
Para Irene Rodrigues dos Santos, uma das formas de contribuir com o meio ambiente é controlar o consumo. "Eu uso as coisas até não servir mais. Só compro algo quando não tenho ou já não me serve", explicou ela.
A leitora Bruna Primo aproveitou para desabafar nas redes. "O ser humano deveria ter consciência de que fazer descartes de lixo em lugares inadequados prejudica o meio ambiente", reclamou.
A reciclagem é considerada uma das principais estratégias para reduzir o impacto ambiental causado pelo consumo excessivo e descarte incorreto de resíduos. Separar o lixo corretamente contribui para a diminuição da poluição, preserva recursos naturais e reduz a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, que muitas vezes estão sobrecarregados.
Além disso, o reaproveitamento de materiais como papel, plástico, vidro e metal diminui a necessidade de extração de novas matérias-primas. Outras ações desempenham papel importante na preservação do meio ambiente, como a redução do uso do plástico, redução do consumo de carne vermelha e o reaproveitamento de água nas atividades de limpeza em casa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.