ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Atleta de MS conquista medalha de bronze no Brasileiro Sênior de Judô

Alexia Nascimento volta a competir regularmente na modalidade após lesão e a perda do pai

Por Judson Marinho | 01/12/2025 20:23
Atleta de MS conquista medalha de bronze no Brasileiro Sênior de Judô
Atleta Alexia Nascimento no pódio do brasileio com a medalha de bronze (Foto: redes sociais)

Superando um ano conturbado profissionalmente e pessoalmente, a atleta campo-grandense Alexia Vitoria Vilhalba Souza Nascimento, do Esporte Clube Pinheiros (SP), conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sênior, na categoria ligeiro (-48 kg).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A atleta sul-mato-grossense Alexia Nascimento conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sênior de Judô, na categoria Ligeiro (-48kg). Representando o Esporte Clube Pinheiros (SP), Alexia superou desafios pessoais e uma lesão que a afastou das competições. Ela dedicou a conquista ao pai, Alessandro Souza Nascimento, técnico renomado de judô que faleceu em maio deste ano. O evento, realizado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, reuniu 330 judocas de 25 federações. Além de Alexia, a delegação de Mato Grosso do Sul contou com outros seis atletas. No quadro geral de medalhas, o Rio de Janeiro destacou-se como campeão feminino, seguido por São Paulo e Rio Grande do Sul. A vitória de Alexia simboliza resistência e superação em um ano marcado por adversidades.

Afastada das principais competições do ano devido a uma lesão, Alexia está voltando a disputar as competições nacionais representando o Estado de São Paulo, onde atualmente reside e treina no Clube Pinheiros.

Nesta sexta-feira (28), a judoca sul-mato-grossense chegou ao chaveamento das semifinais de sua categoria, derrotando a atleta Vitória Soares (PB). Na semifinal, perdeu a luta para a judoca Sarah Mendes (RS), que levou o ouro da categoria -48 kg.

Nas redes sociais a Alexia comentou sobre a conquista. "Este ano tentou me quebrar, volta de lesão, dores, perdas, a saudade do meu pai que aperta o peito todos os dias. Mas eu me recusei a cair quando tudo parecia ruir, me reconstruí, peça por peça, me reinventei no meio da tempestade e voltei para provar a mim mesma que ainda tinha fogo aqui dentro", declarou em postagem.

No dia 26 de maio, morreu em Campo Grande um dos grandes nomes do judô sul-mato-grossense, o técnico Alessandro Souza Nascimento, pai de Alexia Nascimento.

Ele estava internado na Santa Casa e faleceu em decorrência de complicações de saúde após agravamento de um quadro de pancreatite. Ele tinha apenas 52 anos.

Referência nacional na modalidade, Buiú era técnico vinculado à FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul) e dedicou a vida ao esporte desde os 10 anos de idade, quando iniciou no judô por meio de um projeto social.

Alexia também acrescentou que a medalha de bronze no Brasileiro representa não só uma medalha, mas a marca de resistência, coragem e muita fé.

O Campeonato Brasileiro de Judô Sênior foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A competição reuniu cerca de 330 judocas de 25 federações e encerrou a temporada nacional da categoria.

A delegação sul-mato-grossense contou com sete judocas disputando a competição, levando a experiência e a força técnica do judô estadual.

  • Elias Neto (–73 kg) — Associação Atlética Judô Futuro
  • Emily Vitória de Oliveira Louredo (–78 kg) — Associação Atlética Judô Tsuru
  • Milena Pereira de Marco (–63 kg) — Associação Desportiva Moura
  • Gabriela Beatriz Pereira Insaurralde (–48 kg) — Associação Nico Judô
  • Mariana Piveta Giachini (–70 kg) — Clube Sakurá
  • Camila Vitória V. Mascarenhas Ponce (–78 kg) — Judô CGR
  • Isac Garcia Ribeiro Bignardi (–81 kg) — Judô Clube Rocha

No quadro geral de medalhas, os estados do Rio de Janeiro, no feminino, e São Paulo, no masculino, levaram para casa o troféu de campeão.

Com seis medalhas, sendo três ouros, duas pratas e um bronze, o Rio de Janeiro foi o grande campeão geral feminino da competição. Completando o pódio, São Paulo ficou em segundo lugar, Rio Grande do Sul em terceiro, Minas Gerais em quarto e Ceará em quinto.