Atleta de MS conquista prata no Panamericano Sub-15 de luta livre
Ryan Samuel, de Campo Grande, estreia em competição internacional e já sobe ao pódio
A Seleção Brasileira de luta livre (wrestling) estreou com quatro medalhas no Campeonato Panamericano Sub-15, realizado na Cidade da Guatemala. O primeiro dia de disputas, nesta quinta-feira (22), foi dedicado ao estilo greco-romano.O destaque sul-mato-grossense foi Ryan Samuel da Silva Brandão, de 15 anos, natural de Campo Grande, que conquistou a medalha de prata na categoria até 57 kg.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Esta é a primeira participação internacional do atleta, que integra o programa Bolsa Atleta. Ele volta a competir no sábado (24), desta vez em outra categoria. “A organização tem cuidado da gente com muito carinho, e isso faz toda a diferença. As lutas são desafiadoras. Consegui lutar bem e conquistei a medalha de prata, o que me deixou muito feliz. Ainda tenho mais um desafio no sábado e vou em busca do ouro”, afirmou Ryan.
O ouro brasileiro no primeiro dia veio com o carioca Arthur Estevão, que venceu o porto-riquenho Jenier Pastrana na final da categoria até 75 kg. Já as medalhas de bronze ficaram com Erick Salustino (até 62 kg), também do Rio de Janeiro, e Guilherme Simeoni (até 85 kg), de São Paulo.
Nesta sexta-feira (23), é a vez do estilo livre feminino. O Brasil será representado pelas atletas Júlia Freires Cardoso (46 kg), Rafaela Bispo (50 kg), Ana Luiza Coelho (58 kg) e Camily Lima (66 kg), todas do Rio de Janeiro.
O Panamericano Sub-15 reúne atletas de até 15 anos de vários países do continente. De acordo com a técnica da seleção e vice-presidente da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), Carol Soares, o torneio é uma etapa importante no desenvolvimento dos jovens.
“Estamos com uma pegada forte nesta edição e podemos superar o número de medalhas do ano passado. É um grupo jovem e muitos estão estreando em Panamericano. Isso mostra a importância do trabalho de base”, avaliou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.