Desafio de boxe reúne atletas de MS, Goiás, São Paulo e Paraguai na Capital
Competição reunirá grandes nomes do pugilismo nacional e internacional no ginásio do Instituto Mirim
A 15ª edição do Desafio de Campeões será realizada neste fim de semana, nos dias 13 e 14, no ginásio do Instituto Mirim, em Campo Grande, reunindo boxeadores de algumas das principais escolas do pugilismo brasileiro e também do Paraguai. A competição contará com atletas das seleções de Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraguai, além de representantes de academias tradicionais do Estado de São Paulo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A programação começa no sábado, com as lutas a partir das 19 horas, e segue no domingo, a partir das 10 horas. A entrada será mediante a doação de 3 quilos de alimentos não perecíveis ou por meio de convites disponíveis nas academias de boxe da Capital.
Segundo o presidente da Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul (FDBMS), o jornalista Ricardo Paredes, o público pode esperar dois dias de alto nível técnico. “Vamos ter dois dias de intensos combates de primeira categoria. Quem for ao ginásio vai vibrar muito, pode ter certeza”, afirmou. O jornalista esportivo Marcelo Nunes também destacou a força dos participantes. “Conheço bem a força do boxe de São Paulo e de Goiás, e sei também que o boxe do Paraguai desenvolve muito bem e impõe respeitabilidade. O time do MS também está completo”, ressaltou.
O evento contará com 15 lutas no sábado e 16 confrontos no domingo. Nas categorias da classe elite até 60 kg, 65 kg e 70 kg, haverá quatro atletas disputando o título de campeão. As demais categorias terão três competidores. Além da elite, o Desafio de Campeões também terá disputas nas classes sub-19 e sub-17, tanto no masculino quanto no feminino.
De acordo com a FDBMS, o objetivo do Desafio de Campeões vai além do espetáculo esportivo. A competição busca fortalecer o intercâmbio com outras escolas do boxe brasileiro e internacional. “O Desafio de Campeões visa show, espetáculo com grandes combates, mas acima de tudo, reforçar o intercâmbio com outras escolas do boxe brasileiro e internacional é fundamental. O desenvolvimento no esporte acontece com esse tipo de iniciativa”, comentou Ricardo Paredes.
A Seleção de Mato Grosso do Sul será comandada pelos técnicos Paulo Lima e Ednoel Reis e contará com atletas de sete academias: 1º Round/Superação, Boxe Elite, Studio Reis, Maximus Academia, Team Oliveira, de Ponta Porã, e Pugillus, de Corumbá. Entre os destaques estão o peso pesado Rodrigo Queiroz (+90 kg), medalhista de bronze no Open Brasil, e a corumbaense Jennifer, que conquistou bronze no Campeonato Brasileiro Juvenil. Também estão confirmados os titulares Gabriel Mello (70 kg), Pedrinho Ribeiro (55 kg) e João Victor (60 kg). Na classe elite, o público verá o retorno do militar do Exército Muriel Pereira e a revelação do ano, Pedro Alves, na categoria até 90 kg.
A equipe de São Paulo terá como técnica Graziele de Jesus, que integrou a Seleção Olímpica Brasileira por mais de oito anos e disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, na categoria até 51 kg. O time paulista contará com seis boxeadores de escolas tradicionais, como o Centro Olímpico, Alfa Boxe São Paulo e Dodô Boxe.
Representando Goiás, a equipe será comandada por Niltinho Freitas, irmão do campeão mundial Acelino Popó Freitas. O boxe goiano é considerado atualmente uma das forças do cenário nacional. Em competições nacionais realizadas em 2025, incluindo as categorias de base e elite, nos naipes masculino e feminino, Goiás conquistou dez medalhas, sendo cinco de prata e cinco de bronze.
Já a equipe do Comitê Olímpico Paraguaio chegará a Campo Grande com sete atletas. O time será dirigido pelo técnico equatoriano Richard Choio. Conhecido pelo estilo de luta em curta distância, o boxe paraguaio tem investido em intercâmbios internacionais e mantém uma relação frequente com o boxe sul-mato-grossense, o que reforça a integração esportiva proposta pelo Desafio de Campeões.


