Dourados define nome e fecha lista de técnicos do Estadual 2026
Primeira rodada completa será disputada no fim de semana dos dias 24 e 25 de janeiro
O Dourados AC escolheu uma data simbólica para iniciar a divulgação das contratações visando o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026. No dia 20 de dezembro, quando o município completou 90 anos e o clube celebrou cinco anos de fundação, o DAC anunciou o técnico Ariel Lanzini, de 37 anos, último nome que faltava entre os dez participantes da Série A a confirmar comandante para a temporada.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Lanzini chega ao futebol sul-mato-grossense após passagens por clubes do interior do Rio Grande do Sul. Além do treinador, o clube de Dourados confirmou a contratação do diretor de futebol Filipi Cruz, também de 37 anos, que estava atuando em Santa Catarina.
- Leia Também
- Com nomes da 1ª divisão, Operário lança elenco e planos da SAF
- Acordo para uso do Morenão deve ser fechado até o 1º bimestre, diz Riedel
A trajetória de Lanzini começou nas categorias de base, com trabalhos em Grêmio, Internacional, São José-RS e Hercílio Luz-SC. No profissional, comandou Pelotas-RS, Gaúcho-RS e, mais recentemente, o Aimoré-RS, com quem disputou a Copa FGF, encerrada no fim de novembro, terminando com o vice-campeonato. No ano anterior, foi responsável pelo acesso do Pelotas à elite do futebol gaúcho.
Em publicação nas redes sociais do clube, o treinador demonstrou confiança no novo desafio. “Feliz com a oportunidade de chegar no DAC, chego muito motivado para desenvolver um trabalho de excelência e conquistar os objetivos da temporada”, afirmou.
De acordo com o presidente Marcos Araújo, a comissão técnica e o elenco iniciam a preparação no dia 3 de janeiro. A estreia do DAC no Estadual está marcada para 25 de janeiro, no Estádio Saraivão, em Campo Grande, diante do Ivinhema FC, vice-campeão da edição anterior.
Entre os participantes do campeonato, quatro clubes mantiveram os treinadores de 2025. Douglas Ricardo segue no comando do Ivinhema, enquanto Glauber Caldas inicia o terceiro ano à frente do FC Pantanal. No Águia Negra EC, Rodrigo Cascca, bicampeão estadual, retorna após conduzir a equipe à semifinal depois de assumir durante a competição. Situação semelhante à de Edmar Heiler, que agora começa a temporada no CE Naviraiense.
Atual campeão estadual pelo Operário FC, Leocir Dall’Astra assumiu o Costa Rica EC. Já o Operário, bicampeão consecutivo, optou por Paulo Massaro. São os dois únicos clubes que já iniciaram a pré-temporada.
Campeã da Série B, a AA Bataguassu manteve Diego Souza, enquanto o CR Aquidauanense, também promovido, será comandado por Carlos Moraes. Fechando a lista, o Corumbaense FC terá Lúcio Borges como treinador.
O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 começa no dia 18 de janeiro, com o duelo entre Operário FC e FC Pantanal, em Campo Grande, partida antecipada da sétima rodada para adequação ao calendário da Copa do Brasil.
A primeira rodada completa será disputada no fim de semana dos dias 24 e 25 de janeiro. No sábado jogam Bataguassu x Naviraiense, Aquidauanense x Costa Rica e Corumbaense x Operário. No domingo, além de Ivinhema x Dourados AC, o Águia Negra recebe o Pantanal, em Rio Brilhante.


