MS conquista 8 medalhas na 1ª semana de Jogos Universitários Brasileiros
Entre as conquistas Jeferson Chaves garantiu a medalha de ouro no Basquete x1 para o estado

Na primeira semana de competições dos Jubs (Jogos Universitários Brasileiros) 2025, a delegação de Mato Grosso do Sul faturou oito medalhas em cinco modalidades disputadas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul destacou-se na primeira semana dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) de 2025, conquistando oito medalhas em cinco modalidades. Entre as conquistas, destaque para o ouro de Jeferson Chaves no basquete X1 e o vice-campeonato do time feminino de vôlei da UCDB. O estado também brilhou nas lutas, com três medalhas no Jiu-Jitsu e outras três no Judô e Taekwondo. O evento, que reúne cerca de 6 mil atletas de 27 estados, ocorre em Natal (RN) até 18 de outubro. Com 171 representantes, Mato Grosso do Sul reforça seu potencial no cenário esportivo universitário, inspirando novas gerações com histórias de dedicação e superação, como a de João Pedro Machini, que visa levar ainda mais conquistas para seu estado.
Das oito medalhas conquistadas, cinco foram de bronze, duas de prata e uma de ouro. O atleta Jeferson Chaves garantiu o 1º lugar no duelo de basquete X1, na última sexta-feira, modalidade que é uma variação do basquete tradicional, disputada entre dois atletas em meia quadra.
- Leia Também
- Falcão lota Guanandizão e decide virada no Jogo das Estrelas em MS
- Falcão atrai multidão ao Guanandizão em Jogo das Estrelas de MS
No esporte coletivo, o time feminino de vôlei de quadra da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) foi vice-campeão nacional dos Jubs.
O Jubs é um dos maiores eventos esportivos da América Latina. A edição deste ano começou no dia 5 de outubro e reúne cerca de 6 mil atletas de 27 estados brasileiros. Ao todo, participam universitários de 217 instituições de ensino superior, que disputam 22 modalidades esportivas. As competições seguem até o dia 18 de outubro.
Mato Grosso do Sul participa da competição com 171 atletas, que estão na cidade de Natal (RN), sede da edição de 2025.
Lutas - Nas modalidades de lutas, vieram a maioria das conquistas sul-mato-grossenses até esta primeira semana de competição.
No jiu-jítsu, foram três medalhas: da atleta Maria Clara Ribeiro Schmidt (faixa roxa adulto -53 kg), que conquistou a prata; e de Julia Vitória Gutierrez dos Santos (faixa roxa adulto -58 kg) e João Pedro Machini (faixa roxa adulto +100,5 kg), que garantiram o bronze.
No judô e no taekwondo, saíram outras três medalhas de bronze, conquistadas por Milena Demarco, Vitória Siqueira e Arthur Ayres (-87 kg).
O estudante universitário João Pedro Machini, conhecido carinhosamente como “João Capivara”, natural de Dourados (MS) e aluno da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da UNIFRON (Faculdade da Fronteira Oeste), falou com orgulho sobre sua dedicação na competição.
“Com muita dedicação, tenho conquistado meus sonhos. A luta continua, ainda há campeonatos pela frente e quero levar Dourados e Mato Grosso do Sul cada vez mais longe”, afirmou João Pedro, emocionado com o resultado.
As conquistas reforçam o potencial dos atletas universitários sul-mato-grossenses e inspiram novas gerações a acreditarem no poder do esforço e da persistência. João segue focado em sua trajetória esportiva, mirando novos desafios e vitórias que engrandeçam ainda mais sua cidade e seu estado.
Confira a galeria de imagens: