ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Naviraiense e Ivinhema estreiam na Copinha neste fim de semana

Ambas as equipes do Estado jogam a primeira partida da competição contra clubes do interior paulista

Por Judson Marinho | 02/01/2026 15:14
Naviraiense e Ivinhema estreiam na Copinha neste fim de semana
Jogadora do Ivinhema (à esquerda) e do Naviraiense em treinamento visado a estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Divulgação)

A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, começou nesta sexta-feira (3) e terá neste fim de semana a estreia dos representantes de Mato Grosso do Sul. Clube Esportivo Naviraiense e Ivinhema Futebol Clube entram em campo em busca de protagonismo na principal vitrine das categorias de base do futebol brasileiro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, começou nesta sexta-feira (3) com a estreia dos representantes de Mato Grosso do Sul, Naviraiense e Ivinhema. O Naviraiense, vice-campeão estadual, estreia no sábado (3) contra o CA Assisense-SP, enquanto o Ivinhema enfrenta o Referência-SP no domingo (4). Ambos buscam avançar na competição, que reúne 128 clubes.Considerada a maior competição sub-20 do país, a Copinha oferece visibilidade nacional, com transmissão ao vivo pelo canal Paulistão no YouTube. Os melhores de cada grupo avançam para as fases eliminatórias, com a final marcada para 25 de janeiro no Pacaembu. Mato Grosso do Sul espera superar campanhas históricas, como as de 2014 e 2020.

Considerada a maior competição sub-20 do país, a Copinha reúne 128 clubes divididos em 32 grupos, com sedes espalhadas por diversas cidades do estado de São Paulo. Mato Grosso do Sul marca presença com duas equipes que garantiram vaga pelo desempenho no Campeonato Estadual Sub-20.

Vice-campeão estadual da categoria, o Naviraiense vive um momento histórico ao disputar a Copinha pela primeira vez. O Jacaré do Conesul é um dos 23 estreantes da edição de 2026 e integra o Grupo 7, com sede na cidade de Assis. As partidas serão realizadas no Estádio Municipal Antônio Viana dos Santos, o Tonicão.

A estreia do CEN acontece neste sábado (3), às 17h45 (horário de MS), contra o CA Assisense-SP. Na sequência, a equipe sul-mato-grossense enfrenta o Athletic Club-MG, na terça-feira (6), e encerra a primeira fase diante do Guarani-SP, na sexta-feira (9).

Caso avance, o Naviraiense cruzará com equipes do Grupo 8, que conta com Corinthians, Trindade-GO, Luverdense-MT e XV de Jaú.

Já o Ivinhema Futebol Clube, terceiro colocado no Estadual Sub-20, está no Grupo 26, sediado em Embu das Artes, na Grande São Paulo. O Azulão do Vale estreia no domingo (4), às 12h (MS), contra o Referência-SP, no Estádio Municipal Hermínio Espósito.

A equipe volta a campo na quarta-feira (7), contra o Real-RS, e fecha a fase de grupos no sábado (10), diante do Ituano-SP.

Se conquistar a classificação, o Ivinhema poderá enfrentar times do Grupo 25, formado por Fluminense, Sfera-SP, Água Santa-SP e Brasiliense-DF, o que promete duelos de alto nível técnico.

Todos os jogos dos representantes sul-mato-grossenses terão transmissão ao vivo pelo canal Paulistão, no YouTube, garantindo visibilidade nacional aos atletas do Estado.

Historicamente, as melhores campanhas de equipes de Mato Grosso do Sul na Copinha ocorreram em 2014 e 2020. Em 2014, o Aquidauanense avançou à segunda fase, sendo eliminado pelo Atlético Mineiro por 2 a 0. Já em 2020, o União ABC chegou à mesma etapa e acabou superado pelo Grêmio por 1 a 0.

Formato da Copinha -  A competição mantém o modelo das últimas edições: as equipes se enfrentam em turno único dentro dos grupos, com as duas melhores avançando às fases eliminatórias, disputadas em jogo único.

Em caso de empate no mata-mata, a vaga é decidida nos pênaltis. Ao todo, a competição contará com 255 partidas, transmitidas pelos canais Record, Record News, Xsports, além dos canais da Cazé TV e do Paulistão no YouTube.

A grande final está marcada para o dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista, no Estádio do Pacaembu. Maior campeão da história, o Corinthians soma 11 títulos da Copinha, seguido por Fluminense, Internacional e São Paulo, com cinco conquistas cada.