Pressionados, gigantes de SP e RJ brigam por vaga no mata-mata dos estaduais
Última rodada da fase de grupos neste domingo tem times tradicionais sob pressão e risco de eliminação precoce

Os campeonatos Paulista e Carioca chegam à última rodada da fase de grupos neste domingo (23) com times tradicionais sob pressão e correndo risco de eliminação precoce. Enquanto em São Paulo clubes disputam as últimas vagas no mata-mata, no Rio de Janeiro, Vasco e Botafogo fazem clássico decisivo pela Taça Guanabara.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Três vagas ainda estão em disputa para as quartas de final do Campeonato Paulista. Até o momento, estão definidos dois confrontos das quartas de final: Corinthians x Mirassol e São Paulo x Novorizontino (ainda sem mando de campo definido). O São Bernardo também já garantiu sua vaga.
No Grupo B, Santos, Bragantino, Guarani e Portuguesa disputam as duas últimas vagas, enquanto no Grupo D, Ponte Preta e Palmeiras brigam pela classificação.
Na luta contra o rebaixamento, Velo Clube, Noroeste, Água Santa e Inter de Limeira tentam evitar a queda para a segunda divisão de 2026. Além disso, quem escapar assegura um lugar na Série D daquele ano. Até o momento, apenas a Portuguesa tem presença garantida no campeonato nacional de 2025.
Confira os jogos da última rodada, todos marcados para as 17h30:
- Botafogo-SP x Novorizontino
- Corinthians x Guarani
- Noroeste x Portuguesa
- Inter de Limeira x Santos
- Mirassol x Palmeiras
- Ponte Preta x Bragantino
- São Bernardo x São Paulo
- Velo Clube x Água Santa
No Campeonato Carioca, Vasco e Botafogo protagonizam o principal confronto da última rodada. O clássico, marcado para 17h30 em São Januário, pode garantir a classificação de um dos times para as semifinais, mas também pode resultar na eliminação de ambos.
O Vasco busca mais do que a vaga: pressionado após derrotas nos clássicos contra Flamengo e Fluminense, precisa de uma atuação convincente diante da torcida. Já o Botafogo pode entrar em campo com time reserva, priorizando a Recopa Sul-Americana. Mesmo vencendo, o Glorioso ainda depende de tropeços do Fluminense ou do Madureira para avançar.
O Fluminense enfrenta o Bangu no mesmo horário e chega embalado após bons resultados. Para garantir vaga sem depender de outros resultados, o Tricolor precisa vencer e torcer para que o Vasco não tenha um saldo superior no clássico ou que o Madureira não vença o Nova Iguaçu.