Relembre as participações dos times de MS na Copinha desde 2020
Apenas o União ABC passou para a 2ª fase nas últimas quatro edições da competição de base
A Copa São Paulo de Futebol Júnior masculino, a Copinha, começou na quinta-feira (2). A partir de agora, é uma maratona de jogos até o dia 25 de janeiro, quando acontece a final em São Paulo (SP). Mato Grosso do Sul tem dois representantes (Operário Caarapoense e Dourados). As duas equipes tentam superar uma escrita recente de quedas na fase de grupos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como Copinha, começou em 2 de janeiro, com a participação de 128 equipes divididas em 32 grupos. Mato Grosso do Sul é representado por Operário Caarapoense e Dourados, que buscam superar quedas na fase de grupos em edições anteriores. Nos últimos anos, os times sul-mato-grossenses tiveram desempenhos modestos, com o União ABC e o Ivinhema enfrentando dificuldades em suas campanhas, frequentemente terminando em posições baixas e sem avançar para as fases eliminatórias. A competição se estenderá até 25 de janeiro, quando ocorrerá a final em São Paulo.
A competição de futebol de base conta com 128 equipes divididas em 32 grupos com sede em 32 cidades paulistas. Cada grupo conta com um time paulista e outros classificados com critério definido pela FPF (Federação Paulista de Futebol). Nesta sexta-feira (3), em Santana de Parnaíba (SP), o Operário Caarapoense estreia diante do América-RN no grupo 12. O Dourados joga amanhã, às 12h, contra o Aster.
As participações das equipes sul-mato-grossenses na década não tiveram destaque. Os times caíram antes de passar para a fase de mata-mata. Começando em ordem cronológica decrescente, em 2024, os participantes foram União ABC e Ivinhema.
2024 - O União ABC jogou no grupo 24 na sede de Barueri. O time perdeu para o Palmeiras por 4 a 0, para o Oeste por 3 a 0 e empatou em 1 a 1 contra o Queimadense-PB. A campanha terminou com apenas um ponto.
Já o Ivinhema jogou na sede de Tietê no grupo 15 e terminou em último da chave, mas teve chances de avançar. O time perdeu para o Capital-DF por 2 a 0 e teve dois empates em 1 a 1 contra o Comercial (Tietê) e América-MG.
2023 - O União ABC também foi representante do Estado na ocasião e ficou em terceiro no grupo 2 (Bálsamo). A equipe só não passou por conta dos critérios de desempate e ficou atrás da Chapecoense. O time venceu o Inter de Minas por 1 a 0, empatou em 1 a 1 contra a Chapecoense e perdeu de 3 a 1 para o Mirassol.
A outra equipe foi o Comercial, que terminou com 0% de aproveitamento. O time estava no grupo com Penapolense (derrota por 2 a 0), Capivariano (derrota por 3 a 1) e Cruzeiro (derrota por 5 a 0).
2022 - A participação de 2022 contou com o União ABC e com o Aquidauanense. Ambos também terminaram a edição sem avançar para o mata-mata. O time de Campo Grande perdeu para o Santa Cruz-PE por 2 a 0, venceu o União Iacanga por 2 a 1 e tomou 5 a 0 do Novorizontino-SP. O time de Aquidauana perdeu para o Vila Nova e para o Tanabi (os dois jogos por 2 a 0) e empatou sem gols com o Guarani.
2020 - A edição de 2021 foi cancelada por conta da pandemia de covid-19. Em 2020, antes do início da pandemia, aconteceu a tradicional competição de base com o Cena (Clube Esportivo Nova Andradina) e o União ABC. O primeiro estava no grupo 26 e o outro no grupo 22.
O Cena fez um grande jogo na estreia contra o Avaí, mas perdeu por 4 a 3. No jogo seguinte, perdeu por 1 a 0 para o Mauá. O término da fase de grupos foi com derrota para o Atlético Cearense por 5 a 0.
O União ABC fez uma campanha de recuperação. O primeiro jogo teve goleada para a Chapecoense por 5 a 1. Depois, vitória do União Suzano por 2 a 1. A classificação veio contra o São Raimundo-RR por 4 a 2. O time avançou à segunda fase, mas caiu para o Grêmio por 1 a 0. O Tricolor que seria vice-campeão da edição na final contra o Internacional.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.