ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

“Bico” como fotógrafo de vice-prefeito vira denúncia no MP

Por Jhefferson Gamarra e Mylena Fraiha | 15/12/2025 06:00

Queimou o filme - Pais de estudantes-atletas que participaram dos Jogos Escolares em Camapuã levaram ao Ministério Público uma denúncia contra o “bico” de fotógrafo exercido pelo vice-prefeito Aloizio Targino (PSDB). De acordo com a ação, ele teria registrado imagens de crianças e adolescentes durante as partidas de futsal do evento público e posteriormente colocado as fotos à venda em uma plataforma comercial, sem a autorização dos pais ou responsáveis. Os denunciantes afirmam que a prática caracteriza exploração econômica da imagem de menores e questionam se a conduta é compatível com a função pública exercida pelo vice-prefeito.

Críticas - A função “extra” do vice-prefeito também foi levada à tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Nilcilei Cavalheiro (PSD), que contestou a prática de obter ganhos financeiros durante um evento público, apesar de ele ser “funcionário” do município.  “O nosso vice-prefeito vai para o ginásio, vai tirar fotos das crianças que estão ali participando e ele vai vender. Ele está vendendo as fotos das crianças através de um aplicativo. Olha só que impressionante. O nosso vice-prefeito, que é pago com um salário público, que não tem um salário atrasado, vai pegar um 13º, gordíssimo agora”, criticou o vereador.

Outro lado – Procurado pelo Campo Grande News, o vice-prefeito afirmou que sua atuação teve caráter esportivo e social e disse que mais de 200 fotos foram doadas gratuitamente às escolas. Segundo ele, os registros foram feitos a pedido de alguns pais, principalmente de crianças que não participam de escolinhas e, por isso, não costumam ter imagens jogando, por isso, as fotos individuais teriam sido disponibilizadas em uma plataforma de fotografia esportiva por um valor simbólico. No entanto, o site de venda de imagens indica que o vice-prefeito já comercializou mais de 100 fotos, embora o álbum referente aos Jogos Escolares tenha sido posteriormente removido.

Roteiro de fé -  Ao lado da esposa Fátima, dos filhos e netos, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) aproveitou o fim do ano, antes de dar início oficial à campanha por uma vaga no Senado em 2026, para realizar um roteiro de fé em Portugal. Durante a viagem, visitou a cidade de Fátima (que tem o mesmo nome de sua esposa) e esteve na Cova da Iria, local onde, em 1917, a Virgem Maria teria aparecido aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, fato que deu origem ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Testemunho – Durante a visita ao santuário, Azambuja fez questão de compartilhar a importância do local para os católicos. “Aqui é um dos lugares com a maior peregrinação de católicos de todo o mundo. A gente vê o quanto a fé é importante: todos rezando, pagando suas promessas. Realmente é um lugar com muita energia, que chama a atenção de todos que vêm aqui”, comentou o ex-governador.

No ritmo de Carnaval – Recebido ao som de samba pela militância do PT de Mato Grosso do Sul, o presidente nacional do partido, Edinho Silva, foi embalado pelo samba-enredo 2026 “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”. A obra, da escola de samba Acadêmicos de Niterói, homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O enredo vai narrar a trajetória do presidente petista, da infância no sertão pernambucano à chegada à Presidência da República, no sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Lembrança de MS – Durante o encontro com petistas, Edinho foi presenteado com um símbolo tradicional do Estado: uma guampa de tereré. O item foi entregue pela pré-candidata a vice-governadora pelo PT em Mato Grosso do Sul, Gilda Maria dos Santos, a Dona Gilda, e pela deputada federal Camila Jara. “Garantimos o tereré do Edinho”, publicou a parlamentar no Instagram.

Reconhecimento - A Câmara Municipal aprovou, em turno único, projeto de lei que altera o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Casa. De autoria da Mesa Diretora, a proposta cria adicionais de aperfeiçoamento para incentivar a formação continuada. O texto prevê valorização por especialização, mestrado e doutorado. Segundo a justificativa, a medida busca qualificar tecnicamente o quadro efetivo e melhorar os serviços prestados à população. O projeto foi construído com a participação dos servidores.

Só pra concursados - No entanto, o projeto aprovado estabelece percentuais de adicionais conforme a titulação dos servidores efetivos concursados. O benefício varia de 10% para graduação, especialização e segunda graduação, até 15% para mestrado e 20% para doutorado, calculados sobre o vencimento-base. Os adicionais podem ser cumulativos, com teto de 20%. A concessão depende de requerimento administrativo.

Espírito natalino – Já em clima de Natal, na última semana de atividades legislativas de 2025, a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) realiza a tradicional Cantata de Natal, apresentada pelo Coral da Casa. A celebração foi proposta pelo presidente Gerson Claro (PP) e acontece na rampa de acesso ao Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo Estadual, na próxima quarta-feira (17), a partir das 17h30. O encerramento do ano legislativo também inclui sessão solene, reuniões de comissões e sessões plenárias.