ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Com 2 candidatos a vereador, família cria treta na internet

Por Gabriela Couto e Caroline Maldonato | 17/08/2024 07:00

Tretas Trad – Foi só o ex-deputado federal Fábio Trad confirmar que vai seguir o caminho lógico e apoiar o irmão dele, Marquinhos Trad (PDT), na campanha para vereador, para um lado da família começar o bate-boca público nas redes sociais. Primeiro uma sobrinha questionou se o tio não iria apoiar a candidatura de Otávio Trad? Ao dizer que torcia pelo sobrinho, mas ficaria com Marquinhos, foi rebatido pela irmã, Fátima, que é mãe de Otávio. "Lamentável. Aliás já esperava de você seu conceito de família. Fique com sua escolha Fábio", disparou.

Animadão - A abertura da campanha eleitoral do PSDB que sempre começa no primeiro minuto da data permitida não teve o governador Eduardo Riedel, principal cabo eleitoral de Beto Pereira, candidato a prefeito de Campo Grande. Com a agenda cheia e cumprindo compromissos fora do Estado, Riedel não pode comparecer. Mas surpreendentemente, quem encarou a madrugada foi o ex-governador André Puccinelli (MDB) que ajudou inclusive a adesivar carros com Beto, em plena meia-noite.

Por um mandato - Encerrado o prazo para pedido de registro de candidatura, o Diário Oficial do Estado trouxe nesta sexta-feira nova lista de nomes de servidores que se afastaram para disputar as eleições. Foram 38 pessoas, com o maior grupo da Polícia Civil, com 18 nomes; outros 7 são da educação e 13 de vários órgãos, como Detran, Iagro e Agraer. O afastamento é retroativo a 6 de julho, como determina a legislação eleitoral.

Disputar votos - Antes já tinham sido divulgados nomes de militares, que precisam ser agregados, para quem tem mais de 10 anos de serviço, ou se licenciar ou desligar. Foram 30, sendo 21 PMs e 9 bombeiros. Tantos interessados que chega à situação de haver quatro PMs candidatos a vereador na Capital e três em Aquidauana. Vai ser disputa acirrada pelos votos dos integrantes da corporação e familiares.

Foi grave - Depois de falar publicamente sobre a experiência de 'quase morte' por tirar um dente, o deputado federal Marcos Pollon publicou nesta sexta-feira (16) que o procedimento foi mais grave. Ele sofreu uma fratura no maxilar superior e teve que passar por uma reconstrução do osso em São Paulo. A cirurgia realizada no dia 14 deste mês foi bem sucedida, mas gerou novamente muita dor ao parlamentar. Por isso ele informou que só vai retornar às atividades quando se sentir melhor.

Fofo, só que não - Candidato a prefeito em Corumbá, Delcídio Amaral (PRD) divulgou vídeo fofo para alertar sobre como a inteligência artificial pode produzir cenas lindas, mas também acabar com uma candidatura. “Poderia ser algo horrível porque é um vídeo da Bibtic feito integralmente com IA (Inteligência artificial). A partir de amanhã, fiquem espertos com os vídeos publicados pelas campanhas. Podem ser puras #fakenews (sic), postou ontem nas redes sociais.

Delegado na comunicação - Quatro meses após assumir o Departamento de Inteligência da Polícia Civil, o delegado Fabiano Goes Nagata passa a comandar a Assessoria de Comunicação da corporação. A mudança foi anunciada na sexta-feira (16), no grupo destinado a interação entre os jornalistas e servidores e também publicada no Diário Oficial do Estado. A nova função foi vista com bons olhos por Nagata que afirmou ser um setor muito importante e que representa responsabilidades e esforços para um bom trabalho. O cargo era antes ocupado pela delegada Fernanda Félix Carvalho que agora passa a coordenar o Drap (Departamento de Recursos e Apoio Policial).

Brizola vive - Grupo de brizolistas estão se organizando para recriar o PTB, após seis décadas de nascimento e recente morte da legenda. Em Mato Grosso do Sul, o advogado Yves Drosghic foi confirmado como coordenador do grupo que se articula para formalizar o Novo PTB. Nacionalmente os líderes do movimento são o ex-deputado Vivaldo Barbosa e João Vicente Goulart (filho do ex-presidente João Goulart). Para conseguir homologar o novo partido é preciso coletar no mínimo 591.148 assinaturas, que equivalem a 0,5% dos votos válidos dados na última eleição geral.

Férias de estudo - Secretário-executivo de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Artur Falcette, entrou de férias, mas garante que vai aproveitar o período para estudar. Ele foi o único brasileiro selecionado para um 'summer school' de 10 dias, na Eslovênia. Ele fará parte de um programa de pós-graduação de AgroBiodiversidade da Universidade de Zurich. "Vou levar o nosso case da Lei do Pantanal e dos programas de PSA (Pagamento de Serviços Ambientais). Vou mostrar nas redes e vocês vão poder acompanhar", disse.

Stop - A Câmara Municipal suspendeu a realização de audiências públicas durante o período eleitoral, entre os dias 2 de setembro e 6 de outubro. O objetivo é evitar a discussão de assuntos com conotação política e embates entre parlamentares por questões ideológicas, em outras palavras a "politicagem" dentro do órgão público. Poderão ocorrer apenas audiências de prestação de contas.

Nos siga no Google Notícias