ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Jerson sai e Osmar Jeronymo assume ouvidoria das contas

Por Ketlen Gomes e Mylena Fraiha | 14/11/2025 06:00

Nova função - A aposentadoria de Jerson Domingos abriu uma reorganização no TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul). A partir de agora o conselheiro Osmar Domingues Jeronymo assume a Ouvidoria da Corte pelo prazo de até dois anos. A nomeação, publicada em edição extra do Diário do TCE, coloca Jeronymo à frente do principal canal de comunicação entre o cidadão e o órgão, tornando-o responsável por receber, analisar e encaminhar denúncias, reclamações, sugestões, elogios e demandas relacionadas à gestão pública e ao uso dos recursos estaduais. 

E mais – Além da mudança na Ouvidoria, o conselheiro substituto Leandro Lobo Ribeiro Pimentel foi convocado para assumir o gabinete deixado pela aposentadoria de Jerson Domingos, passando também a responder por todo o acervo processual do ex-conselheiro, com plenas prerrogativas de relatoria. A medida assegura a continuidade dos julgamentos e impede a paralisação na Corte até a iminente nomeação do ex-secretário estadual, Sérgio de Paula, que deve debutar como conselheiro em breve.

Jerson sai e Osmar Jeronymo assume ouvidoria das contas
Riedel com a bandeira de Mato Grosso do Sul durante evento da Cop30

Aproveitou o momento – O governador Eduardo Riedel (PP) se reuniu com o presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ilan Goldfajn, durante a COP 30  para tratar do projeto do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. O banco atua como consultor e agente de garantia na operação que prevê crédito de US$ 80 milhões, destinado a viabilizar a PPP (Parceria Público-Privada) do hospital.

Conteúdo de verdade – O Campo Grande News mais uma vez foi usado como fonte para investigação policial. Relatório produzido pelo Gaeco para pedir prisões e buscas contra organização criminosa que voltada ao tráfico de drogas, armas e extorsões, dentre outros crimes, traz matéria sobre a prisão da advogada Aline Gabriela Brandão em março deste ano, durante a Operação Chiusura, da Polícia Civil do Distrito Federal. Ela é apontada como gestora financeira de Núcleo do PCC por aqui e voltou ao foco das forças de segurança na semana passada, quando foi alvo da Operação Blindagem.

Fontes abertas – O Gaeco traz no relatório print com a reportagem para evidenciar que “Aline Gabriela não é neófita na prática de crimes, tampouco em atuações em prol do PCC, já que, em checagens em fontes abertas, foi verificado que, em 28/03/2025, ela foi presa no nordeste brasileiro durante a Operação Chiusura, resultado de uma ofensiva nacional contra o Primeiro Comando da Capital”.

Grana – Na semana passada, quando foi às ruas para cumprir 35 mandados de prisão e 42 de busca contra investigados, a Operação Blindagem apreendeu em espécie R$ 227.819,82. O dinheiro estava na casa de 5 alvos, conforme registro feito pelo Gaeco no processo nesta quarta-feira (12).

Nova CPI? - O vereador Jean Ferreira (PT) disse que vai coletar assinaturas para abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a investigar a situação da saúde pública em Campo Grande. Ele diz que começou nesta semana a buscar as dez assinaturas necessárias para instaurar o processo, mas só no ano que vem.

Ovo na galinha - Mesmo sem as assinaturas necessárias, ele já prevê trabalhão pela frente. “Agora já vai entrar em recesso, a Câmara inteira vai parar na metade de dezembro. A CPI do transporte mesmo começou em março e foi acabar só agora em outubro. Ou seja, imagina uma CPI da Saúde, que são muito mais contratos, muito mais casos, muito mais violações de direitos”.

No CNJ - O Senado aprovou nesta quarta-feira (12) a indicação da desembargadora sul-mato-grossense Jaceguara Dantas da Silva para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em vaga destinada ao Supremo Tribunal Federal. Indicada em ofício relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), Jaceguara tem ampla trajetória no Judiciário: foi promotora e procuradora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, diretora da Escola Superior do MPMS e, desde 2022, desembargadora do Tribunal de Justiça estadual.

Visitante ilustre - A Câmara Municipal concedeu o título de “Visitante Ilustre” ao ministro Vital do Rêgo, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União). Ele participa hoje do encerramento do Seminário Nacional de Compras Públicas,  em Campo Grande. O ministro vai falar sobre “Passado, presente e futuro: as transformações do controle externo das contratações públicas”.