Longe de Soraya, Riedel deve entrar no barco de Tereza
Barco preferido – A eventual fusão do PSDB com o Podemos é vista como a cartada decisiva para o afastamento do governador Eduardo Riedel do atual grupo político. Reservadamente, ele não admite disputar espaço com a senadora Soraya Thronicke. Caso os dois partidos se unam, Riedel deve deixar o ninho tucano e, ao que tudo indica, embarcar na canoa da senadora Tereza Cristina (PP).
Hora da Amarelinha – Para conquistar apoio ao projeto de lei que cria o Programa Municipal de Fomento e Difusão do Brincar, o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) levou ao plenário da Câmara um tapete com jogo de Amarelinha, convidando os colegas a participarem da brincadeira.
Bora brincar - A vereadora Luiza Ribeiro (PT) foi uma das que entrou no clima e também pulou nos quadradinhos numerados. O projeto, aprovado de forma simbólica, tem como objetivo coordenar e promover atividades relacionadas ao brincar. A proposta inclui oficinas, exposições, capacitações e outras ações voltadas à valorização das brincadeiras e dos profissionais que atuam com elas.

Outra para a conta – A Câmara Municipal aprovou mais uma lei que cria data comemorativa para igrejas evangélicas. Desta vez, em única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Silvio Alves Pena, o Silvio Pitu (PSDB), institui o “Dia Municipal da Igreja Sara Nossa Terra”, a ser celebrado em 20 de junho. A justificativa do projeto é “reconhecer a contribuição da instituição para a comunidade local”.
Veto fora do ar – A votação do veto da prefeita Adriane Lopes (PP) ao Plano de Aplicação de Recursos do Fundo de Investimentos Sociais, que prevê R$ 8,7 milhões, foi retirada da pauta na última sessão (20). Vereadores já haviam sinalizado que iriam se articular para derrubá-lo, mesmo diante da promessa da Secretaria de Finanças de começar a pagar as emendas em junho.
Sem justificativa - A retirada ficou sem explicação, não foi justificada por nenhum parlamentar. Nem o presidente da sessão, André Salineiro (PL), nem o líder do Executivo, Beto Avelar (PP), ou outros parlamentares souberam explicar o motivo. O veto deve retornar nas próximas sessões.
Amigão da política – O vereador Ademar Vieira Júnior, o Júnior Coringa (MDB), concedeu mais uma moção de congratulação ao empresário e fundador da Dákila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, mais conhecido como o “pai do ET Bilu”. A homenagem foi justificada por Coringa com base na recente condecoração recebida por Urandir: a "Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek", no grau de Comendador. Em 2018, Urandir já havia sido homenageado na Assembleia Legislativa.
Ex-amigas - A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) revelou que deixou de seguir a influenciadora Virgínia Fonseca nas redes sociais após um vídeo em que a loira aparece cantando uma música sobre o “Jogo do Tigrinho”. A declaração foi feita durante o podcast “Inteligência Ltda”, dias após a empresária depor na CPI das Apostas Esportivas. Soraya disse que o unfollow foi um gesto simbólico, motivado pelo conteúdo que considerou inadequado.
Pai Ilustre – O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reuniu a família em Maracaju para a inauguração da revitalização do Cepe (Centro Poliesportivo) que agora leva o nome de seu pai, Roberto de Oliveira Silva. O complexo de esporte e lazer foi construído durante sua gestão como prefeito da cidade e entregue em dezembro de 2004. Agora, o espaço foi remodelado e ampliado. “É gratificante ver que o motivo da nossa alegria também trará mais esporte, saúde e lazer para a nossa abençoada terra”, exaltou o tucano.
Belo texto - Queimada por nunca cumprir partes importantes do atual contrato de concessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul, tudo já mudou de nome no material da CCR. Na capa do site da empresa a justificativa: "A história de excelência do Grupo CCR nos trouxe até aqui. Agora, como Motiva, reforçamos nosso propósito de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade. Com novos caminhos, seguiremos conectando pessoas aos seus sonhos por nossas rodovias, trens e aeroportos em todo o Brasil".