Governo lança festivais em feira de SP e anuncia voos especiais para eventos
A divulgação foi feita durante a WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou oficialmente, nesta segunda-feira (14), a programação dos principais eventos culturais do Estado e anunciou novos voos diretos entre Campinas (SP) e as cidades de Bonito e Corumbá.
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O Governo de Mato Grosso do Sul lançou a programação dos principais eventos culturais do Estado e anunciou novos voos diretos entre Campinas (SP) e Bonito e Corumbá durante a WTM Latin America, em São Paulo. Os festivais incluem o de Inverno de Bonito e América do Sul Pantanal, com artistas como Samuel Rosa e Alcione. A estratégia visa projetar MS como destino turístico nacional. O presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, destacou a importância dos voos diretos para tornar os festivais mais acessíveis. O estande de MS na feira focou em tecnologia e sustentabilidade.
A divulgação foi feita durante a WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina, realizada em São Paulo. Foram apresentados os festivais de Inverno de Bonito, América do Sul Pantanal, Bonito Cineclube, São João e Banho de São João. Lançar A estratégia está de sendo de tentar projetar MS como destino turístico e cultural nacionalmente
Apesar do lançamento oficial na feira, as atrações já eram conhecidas. O Campo Grande News havia antecipado a maioia dos artitas. Elba Ramalho se apresenta dia 20 de agosto, Titãs dia 21, Samuel Rosa dia 22, Jorge Aragão no dia 23 e Guilherme e Santiago fecham 24ª edição do Festival de Inverno de Bonito no dia 24 de agosto.
No Festival América do Sul, entre os dias 16 e 18 de maio, as atrações principais são o cantor Xamã que abre a programação no dia 16, com show de 90 minutos. No dia seguinte, 17 de maio, a cantora Alcione, seguida pelo grupo Buena Vista. Encerrando a lista divulgada até agora, o grupo Pixote sobe ao palco no dia 18 de maio.

Mais acesso e visibilidade - Durante o evento, o presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, destacou que a retomada dos voos diretos faz parte da estratégia de tornar os festivais mais acessíveis a turistas de todo o país. “Queremos que esses eventos deixem de ser apenas regionais e passem a integrar o calendário turístico nacional. É um movimento de posicionamento estratégico”, afirmou.
O estande de MS na WTM, segundo Wendling, foi projetado com foco em tecnologia, sustentabilidade e negócios. “Nosso espaço é carbono neutro, digital e estruturado para rodadas com empresários e operadores turísticos. Aqui é o escritório do Estado fora do Estado”, completou.
Além dos festivais, o governo lançou guias digitais e o Guia de Afroturismo de Mato Grosso do Sul. A ideia é ampliar o tempo de planejamento de operadoras e reforçar a identidade cultural do Estado como atrativo turístico.


Cultura como ativo de mercado - O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos, disse que o lançamento em São Paulo foi pensado para alcançar o mercado nacional e internacional. “A feira é voltada ao relacionamento entre o trade turístico. É o espaço certo para mostrar nossos produtos e potencializar parcerias”, explicou.
A gastronomia regional também foi destaque no estande. O chef Lucas Caslu destacou a influência das fronteiras com Bolívia e Paraguai e a força da carne de sol, do sobá e do quebra-torto. “Nossa comida é um atrativo por si só. Quem vem pra cá quer viver a experiência do que é nosso”, disse.
Divulgação local virá depois - O Governo do Estado informou que ainda fará o lançamento da programação em Mato Grosso do Sul, em data a ser definida. A WTM Latin America segue até quarta-feira (16), no Expo Center Norte, com expositores de mais de 40 países.
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