ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Holandês Voador muda para casa de infância e vira “lar” para arte autoral

Moradia de infância de George Van Der Ven agora abriga ensaios e filmes da cena independente da Capital

Por Mylena Fraiha | 25/07/2025 06:40
Holandês Voador muda para casa de infância e vira “lar” para arte autoral
Ao lado do cachorro, George Van Der Ven posa em frente à Casa Holandês Voador, na Vila Jacy (Foto: Arquivo pessoal).

Pela sexta vez, o Holandês Voador mudou de endereço. Agora, o espaço encontrou novo abrigo na Vila Jacy, em Campo Grande, mais especificamente na Rua Otília Barcelos, casa onde o idealizador George Van Der Ven passou a infância. A mudança, no entanto, vem com uma proposta renovada: a de ser um coletivo cultural voltado à arte alternativa, com acolhimento a bandas autorais da cidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Holandês Voador, conhecido espaço cultural de Campo Grande, reabre suas portas na Vila Jacy, na casa onde seu fundador, George Van Der Ven, passou a infância. Após diversas mudanças de endereço, o projeto retorna com foco na arte autoral, oferecendo espaço acessível para ensaios de bandas, exposições e feiras. A iniciativa visa fortalecer a cena independente da cidade e dar suporte a jovens artistas.A reinauguração também marca a resistência contra as adversidades. Após sofrer 23 furtos e invasões, George decidiu revitalizar o imóvel e transformá-lo em um centro cultural. Com ajuda de doações e materiais reaproveitados, o espaço foi reconstruído e agora abriga eventos mensais, como a feira realizada em julho, com shows, exposições e exibição de filmes. O próximo evento será o "Festival do Minuto", em 16 de agosto.

Criado em 2009, o Holandês já passou por endereços como a Avenida Afonso Pena, Avenida Manoel da Costa Lima, Rua Antônio Maria Coelho, Rua Brilhante e Avenida Tiradentes. Mesmo com as mudanças, o projeto seguiu como ponto de encontro da cena independente. Agora, com ensaios, feiras e exibições de filmes, busca reforçar o elo com artistas que enfrentam dificuldades para manter a produção ativa.

“O Holandês está reformulado, se reinventando para colaborar com a cena autoral de maneiras diferentes do que fomos antes”, conta George. “Queremos oferecer espaço acessível para jovens artistas ensaiarem, criarem. Já passaram por aqui nomes como Navalha, Os Alquimistas, Jorge Aluvaiá, Darhew, entre tantos outros”, complementa.

Holandês Voador muda para casa de infância e vira “lar” para arte autoral
O interior da casa abriga um espaço dedicado a ensaios de bandas autorais (Foto: Arquivo pessoal).

A proposta também tem um pé na resistência e na preservação de um espaço que já foi seu lar. Após meses de invasões ao imóvel, que ficou completamente vazio após 23 furtos seguidos, George decidiu reagir com arte. “Não sobrou nada. Levaram toda a parte elétrica da casa, todos os móveis, levaram as portas e quase as janelas. Eu ligava para a polícia e nada mudava. Parei de trabalhar para poder estar aqui e impedir as invasões”, comenta.

“Fiquei muito triste, e o que me motivou a levantar foi justamente fazer o que mais amo, que é estar no meio da arte autoral. Partindo desse sentimento de amor, encontrei motivação para recomeçar. Tudo que temos aqui foi doado por pessoas que frequentavam o bar ou foi encontrado na rua e transformado em algo diferente”, conta George.

Além dos ensaios durante a semana, com valores acessíveis, o novo espaço promove mensalmente feiras abertas ao público. A mais recente aconteceu no dia 12 de julho, com programação que reuniu ensaios abertos da banda Os Alquimistas e da cantora Navalha, exposição coletiva com artistas como Loren Berlin, San Martinez, Jackson Rocha, LidyLo e a Revista Badaró, além da exibição do filme CBGB – O Berço do Punk Rock, em parceria com o projeto TransCine.

Holandês Voador muda para casa de infância e vira “lar” para arte autoral
Parte externa da Casa do Holandês Voador, na Vila Jacy (Foto: Arquivo pessoal).

Tudo o que acontece aqui é fruto de uma consciência coletiva de propósito. Com amor e razão, as coisas serão feitas”, complementa o idealizador do projeto.

Segundo George, o próximo evento, marcado para o dia 16 de agosto, às 14h, será o “Festival do Minuto – Mostra Melhores Minutos 2024”. No dia, também haverá a abertura com o clipe da banda Ovelhas Elétricas, co-estrelando a banda Mystical Perversion. Também haverá comes e bebes no local.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.