Curta premiado de MS estreia em plataforma gratuita de cinema brasileiro
“De tanto olhar o céu gastei meus olhos”, da diretora Nathália Tereza, passa a integrar o catálogo do IC Play
A partir desta sexta-feira (25), o curta-metragem sul-mato-grossense ‘De tanto olhar o céu gastei meus olhos (2018)’, da diretora e roteirista Nathália Tereza, passa a integrar o catálogo do Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. O filme é um dos 8 curtas premiados selecionados para esta nova leva de lançamentos, que inclui produções de seis estados em gêneros como drama, documentário e terror.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Curta sul-mato-grossense "De tanto olhar o céu gastei meus olhos" estreia na plataforma Itaú Cultural Play. O filme da diretora Nathália Tereza integra a nova seleção de oito curtas-metragens premiados, disponíveis gratuitamente a partir de 25 de agosto. A trama aborda a complexa relação de dois irmãos com o pai ausente, explorando temas como abandono e reconciliação familiar. Gravado em Campo Grande, o drama recebeu prêmios no Kinoforum e foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A plataforma Itaú Cultural Play amplia seu catálogo com produções de diferentes estados, incluindo documentários, animação e terror. Entre os destaques estão o potiguar "Sideral", concorrente em Cannes, e o documentário piauiense "Sertão, América". A iniciativa visa democratizar o acesso ao cinema nacional, com conteúdo gratuito e disponível em diversas plataformas, como site, aplicativos e smart TVs.
O drama, que teve cenas gravadas na Feira Central e nas ruas da Vila Jacy, em Campo Grande, retrata a história dos irmãos Luana e Wagner, que recebem uma carta inesperada do pai ausente após anos de abandono. Enquanto Wagner acredita na possibilidade de redenção paterna, Luana mantém o ceticismo e a dor da ausência. Com atuações intimistas, o filme propõe uma reflexão sobre os vínculos familiares, a ausência e os sentimentos contraditórios causados pela tentativa de reconexão.
- Leia Também
- Festival de Cinema Sul-Americano terá três mostras competitivas
- Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito terá presença de Dira Paes
De tanto olhar o céu gastei meus olhos foi destaque no circuito de festivais, recebendo o Prêmio Canal Curta! e Porta Curtas no 28º Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, em 2017, além de ter sido indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2018.
O curta é um dos destaques da nova seleção do Itaú Cultural Play, que busca valorizar o audiovisual nacional com acesso gratuito a produções de diversas regiões do Brasil. Entre os demais títulos que estreiam na plataforma estão o potiguar Sideral (2021), que concorreu em Cannes; o documentário piauiense Sertão, América (2023); o catarinense (sub)urbana (2023), premiado por sua abordagem sobre identidade de gênero e raça; o terror cearense Estilhaços (2021); e os documentários Cidade entre rios (PI, 2021) e Tingo Lingo (RN, 2018). Também integra a leva a animação paranaense Tango (2016), inspirada em Franz Kafka.
O Itaú Cultural Play é uma iniciativa do Instituto Itaú Cultural para democratizar o acesso ao cinema nacional e dar visibilidade a produções de diferentes partes do Brasil. A plataforma é gratuita, sem mensalidade, assinatura, aluguel ou cobrança para assistir aos conteúdos. Basta se cadastrar com nome, e-mail e data de nascimento para começar a navegar pelo acervo, que inclui filmes, séries, animações e festivais.
O acesso pode ser feito pelo site www.itauculturalplay.com.br, por smart TVs, aplicativos móveis (Android e iOS) e via Chromecast. Também há integração com serviços como Claro TV+ e Watch Brasil.