Hospital oferece 100 exames gratuitos por dia para detectar câncer de próstata
Senhas para atendimento são entregues às 5h no Alfredo Abrão, no centro da Capital
No mês de prevenção ao câncer de próstata, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão oferece 100 vagas para exames diariamente, até o final de novembro. A distribuição das senhas começa às 5h, e o público-alvo são homens entre 45 e 75 anos. O hospital está localizado na Rua Marechal Rondon, no Centro de Campo Grande.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hospital de Câncer Alfredo Abraão, em Campo Grande, oferece 100 vagas diárias para exames de próstata durante novembro. A iniciativa, destinada a homens entre 45 e 75 anos, integra a campanha Novembro Azul, que celebra uma década de mobilização com mais de 20 mil exames realizados. O câncer de próstata é o mais frequente entre homens brasileiros, com 71.730 casos anuais, sendo 1.230 em Mato Grosso do Sul. Quando detectado precocemente, apresenta até 90% de chance de cura. Os resultados dos exames podem ser retirados em qualquer UBS em até sete dias.
O câncer de próstata é considerado o tipo mais incidente entre os homens brasileiros, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). São 71.730 casos por ano no país, sendo 1.230 em Mato Grosso do Sul. Para realizar o exame PSA, é necessário seguir preparos, como jejum de quatro horas, não ter relações sexuais nas 72 horas que antecedem o procedimento e evitar atividades como andar de bicicleta, pilotar moto ou cavalgar nesse período.
Os resultados poderão ser retirados diretamente em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) em até 7 dias. No local, um profissional analisará o exame e, caso haja suspeita, o paciente será encaminhado para investigação e tratamento. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata pode atingir índices de cura de até 90%, segundo o Ministério da Saúde.
O câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Alguns sinais de alerta são: dor ou ardor ao urinar, dificuldade para iniciar o fluxo urinário, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou sêmen e dores nas costas, nos quadris ou nas coxas.
A ação integra a campanha Novembro Azul, iniciada oficialmente no dia 3 de novembro, às 9h, no ambulatório do hospital, com apoio da Prefeitura de Campo Grande, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e SES (Secretaria de Estado de Saúde). O evento marca uma década de mobilização da instituição em torno do tema e já contabiliza mais de 20 mil exames realizados ao longo dos últimos anos.
Os atendimentos começaram nesta terça-feira (4) por ordem de chegada, com distribuição diária de 100 senhas, a partir das 5h. O exame está disponível gratuitamente para homens de 45 a 75 anos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


