Acrissul avalia adotar tecnologia que identifica bovinos pelo focinho
Sistema pode ser adotado no Estado como alternativa à identificação por marca a fogo
Tecnologia que identifica bovinos pelo focinho, por meio de um aplicativo, é apresentada e avaliada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que estuda implementar o sistema para seus criadores associados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Acrissul, Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, avalia a adoção de uma tecnologia que identifica bovinos pelo focinho, utilizando o aplicativo QR Cattle. Desenvolvido pelo gaúcho Flávio Malmann, o sistema promete rastrear e cadastrar os animais com segurança, aproveitando a singularidade do focinho, semelhante à impressão digital humana. A tecnologia foi apresentada a representantes da Embrapa, com quem a Acrissul busca firmar um convênio para validação científica. Após a aprovação, a associação pretende oferecer o sistema como alternativa aos métodos tradicionais, como marca-fogo e brincos, reduzindo custos por animal. O QR Cattle permite o cadastro individual, facilitando a gestão de manejos, vacinações e trocas de animais, além de gerar relatórios específicos no blockchain. A identificação é feita por vídeo do focinho, podendo ser associada a um brinco com Token ID para agilizar o processo.
A Acrissul recebeu a visita do criador do identificador de bovinos QR Cattle, o gaúcho Flávio Malmann, o qual garante que o sistema rastreia e cadastra os animais com segurança e eficiência.
- Leia Também
- Com dívidas de R$ 120 milhões, frigorífico pede recuperação judicial
- Monta dos bovinos é tema do terceiro episódio do AgrocastMS
De acordo com as informações da Acrissul, o QR Cattle aponta para o focinho dos bovinos porque o focinho do boi possuiu um traço equivalente à impressão digital humana, que garante o rastreamento e identificação individual do animal.
O sistema também foi apresentado para o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti) e o chefe-adjunto de transferência de tecnologia, Luiz Orcírio Fialho de Oliveira.
Interessado na aquisição da tecnologia, a Acrissul busca realizar um convênio com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para validar o sistema. Segundo o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, a partir da validação científica da Embrapa, a associação vai oferecer a tecnologia para seus associados, como um alternativa para identificação dos bovinos, paralelo à marca-fogo, brincos e os botons, metodos utilizados que tem custo unitário por animal.
O criador do sistema, Flávio Malmann, fez uma apresentação para um grupo de pecuaristas na sede da Acrissul e realizou uma demonstração a campo para os produtores rurais em um pavilhão do Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Conforme informações do QR Cattle, o sistema oferece o cadastro individual dos animais, garantindo a unicidade de cada um e facilitando a gestão de qualquer manejo.
Confira a galeria de imagens:






