ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 29º

Lado Rural

Acrissul avalia adotar tecnologia que identifica bovinos pelo focinho

Sistema pode ser adotado no Estado como alternativa à identificação por marca a fogo

Por Judson Marinho | 04/11/2025 14:58
Acrissul avalia adotar tecnologia que identifica bovinos pelo focinho

Tecnologia que identifica bovinos pelo focinho, por meio de um aplicativo, é apresentada e avaliada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que estuda implementar o sistema para seus criadores associados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Acrissul, Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, avalia a adoção de uma tecnologia que identifica bovinos pelo focinho, utilizando o aplicativo QR Cattle. Desenvolvido pelo gaúcho Flávio Malmann, o sistema promete rastrear e cadastrar os animais com segurança, aproveitando a singularidade do focinho, semelhante à impressão digital humana. A tecnologia foi apresentada a representantes da Embrapa, com quem a Acrissul busca firmar um convênio para validação científica. Após a aprovação, a associação pretende oferecer o sistema como alternativa aos métodos tradicionais, como marca-fogo e brincos, reduzindo custos por animal. O QR Cattle permite o cadastro individual, facilitando a gestão de manejos, vacinações e trocas de animais, além de gerar relatórios específicos no blockchain. A identificação é feita por vídeo do focinho, podendo ser associada a um brinco com Token ID para agilizar o processo.

A Acrissul recebeu a visita do criador do identificador de bovinos QR Cattle, o gaúcho Flávio Malmann, o qual garante que o sistema rastreia e cadastra os animais com segurança e eficiência.

De acordo com as informações da Acrissul, o QR Cattle aponta para o focinho dos bovinos porque o focinho do boi possuiu um traço equivalente à impressão digital humana, que garante o rastreamento e identificação individual do animal.

O sistema também foi apresentado para o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti) e o chefe-adjunto de transferência de tecnologia, Luiz Orcírio Fialho de Oliveira.

Interessado na aquisição da tecnologia, a Acrissul busca realizar um convênio com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para validar o sistema. Segundo o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, a partir da validação científica da Embrapa, a associação vai oferecer a tecnologia para seus associados, como um alternativa para identificação dos bovinos, paralelo à marca-fogo, brincos e os botons, metodos utilizados que tem custo unitário por animal.

O criador do sistema, Flávio Malmann, fez uma apresentação para um grupo de pecuaristas na sede da Acrissul e realizou uma demonstração a campo para os produtores rurais em um pavilhão do Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Acrissul avalia adotar tecnologia que identifica bovinos pelo focinho
Reunião entre o criador do sistema e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação / Acrissul)

Conforme informações do QR Cattle, o sistema oferece o cadastro individual dos animais, garantindo a unicidade de cada um e facilitando a gestão de qualquer manejo.

É possível registrar anotações de vacinação de maneira clara e precisa, com emissão de relatórios específicos para cada animal na blockchain.

O sistema também permite gerar planilhas conforme a necessidade do criador, como, por exemplo, para realizar a troca de animais da propriedade, entre outras possibilidades.

O cadastro do animal é feito registrando, por vídeo, o espelho nasal do boi, mantendo a câmera direcionada por alguns segundos. Após o registro, o criador pode optar por usar o Token ID, que é um brinco que armazena a identificação do animal, agilizando todo o processo de manejo.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News