ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  04    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Raique Moura lança “Inspiratório”, unindo livro, oficinas e muita arte

Por Thailla Torres | 04/12/2024 10:45
Inspiratório atravessa o material impresso e adentra o universo digital e cultural. (Foto: Gleison Nascimento)
Inspiratório atravessa o material impresso e adentra o universo digital e cultural. (Foto: Gleison Nascimento)

Você já imaginou folhear um livro e reviver a essência de uma obra de arte que tocou sua alma? Ou, ainda, ver as telas de um artista ganharem vida em páginas que narram sua história e inspirações? Assim é Inspiratório, o mais novo projeto do artista visual sul-mato-grossense Raique Moura, que une livro de arte, ações culturais e experiências interativas.

O lançamento ocorre no dia 7 de dezembro, às 17h, no espaço Como se LLama, em Dourados, e no dia 19 de dezembro, a partir das 18h, na Casa de Cultura, em Campo Grande. Em ambos os eventos, a entrada é gratuita.

Inspiratório atravessa o material impresso e adentra o universo digital e cultural. Além das 120 páginas que reúnem mais de 100 obras, o projeto inclui: oficinas de desenho para todas as idades, voltadas a explorar a criatividade e estimular novos talentos, website com galeria virtual levando as obras a públicos diversos, e-book pocket gratuito, que é uma versão compacta para download, e curta documentário.

“A ideia é que Inspiratório alcance escolas, universidades e entusiastas da arte em todo o país. Queremos que seja uma galeria portátil, levando a arte para além de Mato Grosso do Sul”, explica Raique.

A ideia é que Inspiratório alcance escolas, universidades e entusiastas da arte em todo o país", diz Raique. (Foto: Gleison Nascimento)
A ideia é que Inspiratório alcance escolas, universidades e entusiastas da arte em todo o país", diz Raique. (Foto: Gleison Nascimento)

O livro reflete os 13 anos de carreira de Raique Moura, com curadoria assinada por Vinícius de Souza e Gil Esper, e diagramação de Filipe Lampejo, reconhecido internacionalmente pelo Grammy Latino pelo álbum “Abaporu” (2017). “Foi um trabalho coletivo que uniu diferentes olhares e linguagens, criando um diálogo potente entre as obras”, destaca o artista.

O projeto também contou com financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), garantindo a produção de 1.000 exemplares, dos quais 600 serão distribuídos gratuitamente em escolas, universidades, bibliotecas e instituições culturais.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias