ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  08    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Cansado de sofrer no estudo, Renan transforma leis em funk e até pagode

Concurseiro descobriu que aprender conteúdos difíceis em música era a maneira mais fácil de decorar

Por Idaicy Solano | 08/10/2024 06:30
Renan criou página para compartilhar leis e artigos em forma de música (Foto: Paulo Francis)
Renan criou página para compartilhar leis e artigos em forma de música (Foto: Paulo Francis)

Cansado de lutar para decorar leis e artigos ao estudar para concursos, o analista de sistemas e concurseiro Renan Dutra, de 28 anos, decidiu transformar os textos burocráticos e complexos em músicas que grudam na cabeça.

Renan relata que começou a estudar para concursos em abril deste ano e passou a procurar professores com abordagens diferenciadas. Ele explica que tinha bastante dificuldade para memorizar os conteúdos, principalmente as leis e os artigos, por serem textos mais complexos.

Foi então que ele assistiu às aulas de um professor de português no YouTube, que utilizava a música como ferramenta de ensino. O método funcionou muito bem para ele, e Renan decidiu aplicá-lo aos conteúdos que está estudando para o concurso do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Após começar a estudar através do método do professor, percebeu que transformar os conteúdos pesados e difíceis de decorar em músicas era uma forma mais divertida de estudar.

"Quem estuda para concursos sabe que a maioria das provas cobra leis e artigos que você precisa saber ao pé da letra. Então, vi isso como uma inovação nos estudos, porque, não vou mentir, é meio chato estudar. Mas, com a música, fica mais divertido e menos tedioso", confessa.

Músicas são criadas a partir de inteligência artificial (Foto: Paulo Francis)
Músicas são criadas a partir de inteligência artificial (Foto: Paulo Francis)

No início, ele criava as canções apenas para si, mas, ao notar como as melodias o ajudavam a entender melhor os estudos e a reter as informações, decidiu criar um perfil no Instagram e no TikTok para compartilhar com outros concurseiros. Hoje, as duas páginas somam mais de 28 mil seguidores em apenas dois meses.

Para criar o conteúdo, Renan detalha que pega os textos na íntegra, insere no ChatGPT e pede para a inteligência artificial criar uma estrutura de música a partir do conteúdo, sem alterar nenhuma palavra do texto original. Após isso, ele utiliza outro programa de I.A. chamado Suno para criar a melodia.

No segundo programa, Renan explica que consegue definir o gênero musical e escolher a voz, optando sempre por gêneros populares entre os jovens, como sertanejo, pagode, rock e funk. "A música é uma ferramenta que, dependendo da melodia e do gênero musical, gruda na cabeça, então é uma forma de reter o conteúdo mais facilmente", pontua.

Renan também passou a  disponibilizar as músicas em plataformas streaming, para que as pessoas possam ouvir e estudar enquanto vão à academia ou fazem tarefas domésticas, por exemplo.

O analista de sistemas detalha que também viu nisso uma forma de ganhar dinheiro, então começou a fazer pacotes personalizados para vender. Ele cria canções que ajudam a estudar para diversos concursos e vestibulares, incluindo o Enem. Os conteúdos são retirados de sites oficiais e de cursinhos.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias