ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Novo podcast do Campo Grande News, EpiMania fala sobre "sociedade do like"

Lucas Mamédio e Gabi Cenciarelli conversaram com psicanalista Tiago Ravanello, também professor da UFMS

Por Lucas Mamédio | 25/07/2024 07:06
Lucas Mamédio e Gabi Cenciarelli conversando com psicanalista Tiago Ravanello (Foto: Thiago Mendes)
Lucas Mamédio e Gabi Cenciarelli conversando com psicanalista Tiago Ravanello (Foto: Thiago Mendes)

Mais uma novidade no Campo Grande News, é o podcast EpiMania, voltado para assuntos atuais da sociedade. O EpiMania nasce da junção de duas palavras, “Epidemia” e “Mania”, ambas caracterizando fenômenos que tomam conta do coletivo de forma a se replicar.

A ideia do podcast é estar sempre atento a temas atuais, que já estejam consolidados na sociedade ou que são tendência. O podcast EpiMania vai contar com dois anfitriões, os repórteres Lucas Mamédio e Gabi Cenciarelli.

No primeiro episódio, o EpiMania falou sobre a “sociedade do like”, conceito que tenta descrever como as redes sociais têm moldado o comportamento de novas e velhas gerações.

O convidado para conversar sobre o tema foi Tiago Ravanello, psicanalista, professor do curso de psicologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Durante quase uma hora de conversa, Tiago deu sua visão, baseado nos preceitos da psicanálise, de como a sociedade atual dialoga com as redes sociais.

Segundo ele, o eventual sofrimento causado pelas redes sociais está diretamente ligado ao quão empenhados estamos naquilo e dá como exemplo a fragilidade do cancelamento, nome dado ao ato de tentar invalidar as opiniões de uma pessoa de forma permanente.

“Tem a ver com o investimento que a gente está fazendo nisso, porque uma personagem que é cancelada, ela ainda consegue ter relação com seus cães, estar num ambiente familiar. Mas será que pra ela, isso não é a perca de algo significativo que começa a se confundir com a realidade, do tipo, se eu perder esse papel, eu deixo de ser quem eu sou, mas aí esquece que aquilo é um papel”.

Outro aspecto do tema é como um comportamento comum da vida fora da internet, por exemplo, o flerte, pode se transformar nas redes sociais. “A intenção depende de um processo de negociação, tanto é que você pode passar a cantada em alguém e a pessoa não entender e isso não é de propriedade exclusivas das redes sociais, é das relações humanas”.

Um dos pontos mais preocupantes das redes sociais que se percebe nos consultórios, segundo Tiago, é a dificuldade de descansar a mente. “A gente este vendo pessoas tendo dificuldade, de dizer assim, eu não vou pegar o celular, eu não vou ver essa página, eu vou fechar as portas. Daí você vê muitas pessoas chegando no consultório dizendo que não fizeram nada no fim de semana e que também não descansaram”.

Assista ao episódio completo de EpiMania no vídeo abaixo:

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias