Professor ‘tirou’ turma da sala para conhecer as riquezas de MS
Grupo se aventurou por 11 cidades repletas de riquezas culturais e tradições de Mato Grosso do Sul
Essa é uma história daquelas que provam que a educação vai muito além da sala de aula e se torna transformadora quando conecta o aluno com sua própria cultura e ambiente. Neste ano, um grupo de alunos da Escola Estadual Profª Romilda Costa Carneiro, no município de Alcinópolis, decidiu se aventurar em um roteiro repleto de riquezas culturais e tradições de Mato Grosso do Sul. Ao todo, eles visitaram 11 cidades, onde participaram de festas tradicionais, exploraram algumas das principais rotas de ecoturismo e conheceram parte da história da população afrodescendente do Estado. Tudo isso foi possível graças à ideia de um professor engajado e apaixonado pela educação.
O professor Thierry França Porato, de 35 anos, foi o responsável por guiar a turma nessa jornada e destaca que proporcionar essas experiências aos adolescentes foi algo grandioso, devido à bagagem de conhecimento que agora carregam.
Ele ressalta que, graças ao projeto, batizado de “Andanças”, muitos tiveram uma oportunidade única de se aprofundar nas raízes históricas, culturais e tradicionais do Estado, além de aprender mais sobre os biomas locais.
“Talvez nós não tivéssemos outra oportunidade de conhecer esses lugares e descobrir o que cada um tem de bom. Ao final, conseguimos enxergar que cada cidade tem suas riquezas e sua história, e isso faz com que os estudantes valorizem nosso estado”, explica.
Thierry conta que, durante uma viagem à cidade de Bonito, no Festival de Inverno de 2022, sentiu o desejo de criar um projeto para levar seus alunos a conhecerem as cidades do Estado.
O objetivo era escolher roteiros que incluíssem festivais locais, sítios arqueológicos, monumentos históricos, turismo ecológico e outras experiências que pudessem enriquecer a memória e a cultura dos estudantes.
Nos últimos três anos, a turma teve a oportunidade de explorar e descobrir o que cada município tem a oferecer, desde as riquezas naturais até as festas tradicionais. Ao todo, eles visitaram 11 cidades, incluindo Bonito, onde participaram do Festival de Inverno, realizaram flutuação no Rio Sucuri e no Rio Verde e conheceram as cachoeiras das 7 Quedas e a Fazenda Igrejinha Ecoturismo.
O roteiro também contou com uma visita ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande; Furnas do Dionísio, em Jaraguari; visita às Cachoeiras da Serra da Bodoquena; e visita ao Horto da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e os benefícios da Fitoterapia, em Dourados.
Eles participaram do Festival da Coxinha e visita à Cachoeira do Rio do Peixe, em Rio Negro; fizeram rapel no Salto Majestoso e Parque das Emas, em Costa Rica; e passeio de caiaque no rio Taquari, em Coxim.
O grupo também percorreu todos os pontos turísticos e sítios arqueológicos de Alcinópolis. A vista ainda rendeu um guia turístico da Rota Rupestre, documentado e elaborado pelos próprios alunos. (confira aqui)
Os passeios foram custeados por dinheiro arrecadado com a venda de comidas e rifas, e apoio da Secretaria de Educação do município de Alcinópolis, que forneceu o transporte. Os destinos foram escolhidos de acordo com a disponibilidade de agenda tanto da escola quanto das atrações que os alunos tinham curiosidade em conhecer.
“Nosso objetivo era conhecer todos os municípios do Estado e aprender mais sobre nossa gente, nossos costumes e principalmente ver a cultura de cada local. Cada cidade trouxe uma imersão na cultura e o mais incrível foi ver o quão diverso Mato Grosso do Sul é”, expressa.
Segundo o professor, um dos locais mais incríveis que visitaram foi as Furnas do Dionísio, em Jaraguari. Lá, ele relata que o grupo experienciou uma verdadeira aula ao ar livre sobre a história e cultura afro. “Ver como as pessoas ainda mantêm as tradições e como valorizam aquele lugar único. E, se não fosse um projeto escolar feito com a dedicação dos alunos, nós não conseguiríamos visitar”, finaliza.
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