ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  09    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Águas de Miranda comemora 39ª edição da Folia de Reis neste final de semana

Programação inclui reza, jantar coletivo, baile, oficinas e apresentações culturais; confira a agenda

Por Natália Olliver | 08/01/2026 08:36
Águas de Miranda comemora 39ª edição da Folia de Reis neste final de semana
A 39ª edição da Folia de Reis de água de Miranda será neste final de semana  (Fotos: Divulgação)

Neste sábado e domingo (10 e 11) a 39ª edição da Folia de Reis de água de Miranda promete animar o final de semana na comunidade Quilombola Águas de Miranda, no distrito de Bonito. A festa é considerada a maior manifestação cultural para eles e a primeira grande festa do calendário anual do município. A celebração virou herança cultural e um dos símbolos populares da comunidade negra em Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 39ª edição da Folia de Reis de Água de Miranda acontece neste fim de semana na comunidade Quilombola, em Bonito (MS). O evento, considerado a maior manifestação cultural local, reúne fé, música e partilha de alimentos, sendo a primeira grande festa do calendário anual do município. A celebração, trazida da Bahia por Amarílio Modesto da Silva, tornou-se herança cultural e símbolo da comunidade negra sul-mato-grossense. A programação inclui reza do terço, jantar coletivo, baile, leilão e apresentações culturais, com apoio do Grupo Trabalho e Estudos Zumbi através do projeto Festividades Religiosas.

Para quem não conhece, a Folia de Reis reúne fé, música, partilha de alimentos e encontro comunitário. Neste ano, a festa conta com o apoio do Grupo Trabalho e Estudos Zumbi por meio do projeto Festividades Religiosas: Saberes e Ancestralidade. O projeto prevê ações formativas, como oficinas e rodas de conversa.

Para Kely Aparecida da Silva, cozinheira e uma das organizadoras da festa, a Folia de Reis é o momento em que a comunidade se reconhece como coletivo. Segundo ela, cada etapa da celebração tem um significado específico.  Foi o avô de Kely, Amarílio Modesto da Silva, quem trouxe a tradição da Bahia para Mato Grosso do Sul.

"O momento do terço é muito importante, porque marca o término de uma caminhada que foi dia e noite para que a festa acontecesse. O jantar e a festa são o conjunto dessa caminhada, das casas onde a bandeira foi recebida. É o momento de comemorar". comenta.

Confira a programação:

Sábado – 10 de janeiro 

  • 18h30 – Reza do Terço, sob coordenação de Amarílio Modesto da Silva e Ricardo Arguelho de Queiroz, lideranças quilombolas da comunidade
  • 20h – Jantar coletivo, preparado com doações arrecadadas durante o giro da bandeira
  • 21h30 – Baile e Leilão, com celebração da cultura popular e da união comunitária

Domingo – 11 de janeiro 

  • 8h – Atividades no Teatro da Sanesul, em Bonito
  • 8h30 – Oficina “Saberes, Folia de Reis”
  • 10h30 – Apresentação do Grupo de Capoeira Olodum, de Nioaque
  • 10h30 – Baile e Leilão
  • 12h30 – Almoço coletivo
  • 14h – Baile
  • 19h – Encerramento dos festejos

*Durante o dia – Torneio de futebol, promovendo integração e lazer.