ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  09    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Festa tradicional marca chegada do ano do cavalo na Associação Okinawa

Conforme o zodíaco chinês, o animal simboliza movimento, energia e independência

Por Natália Olliver | 08/01/2026 09:55
Festa tradicional marca chegada do ano do cavalo na Associação Okinawa
 Associação Okinawa celebra novo calendário oriental neste sábado (Foto: Divulgação)

A tradicional Festa de Ano Novo dos signos orientais chega com tudo em Campo Grande. O evento será realizado neste domingo (11) na Associação Okinawa. O evento marca a chegada do ano regido pelo signo do cavalo. Conforme o zodíaco chinês, o animal simboliza movimento, energia, independência e é associado à ação.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Associação Okinawa de Campo Grande realiza neste sábado (11) a tradicional Festa de Ano Novo dos Signos Orientais, celebrando a chegada do ano do Cavalo, símbolo de movimento, energia e independência no zodíaco chinês.O evento, que acontece a partir das 17h na Rua dos Barbosas, 110, bairro Amambai, homenageará pessoas que completam 72, 84 e 96 anos em 2026, além dos Kōreisha, idosos com 89 anos ou mais. A festa seguirá o sistema mochiyori, com participantes levando alimentos para compartilhar.

A Festa contará com apresentações culturais e momentos de confraternização. O encontro será realizado no sistema mochiyori, ou seja, os participantes são convidados a levar doces ou salgados para compartilhar.

Neste ano, serão homenageadas as pessoas que completam em 2026 72, 84 e 96 anos, correspondentes aos anos de nascimento de 1954, 1942 e 1930. A contagem segue o sistema asiático tradicional, que acrescenta um ano à idade ocidental.

Também receberão homenagem os Kōreisha, termo usado para designar pessoas com 89 anos ou mais, mesmo que pertençam a outros signos do zodíaco chinês. O objetivo é reforçar a importância e reconhecer a longevidade e a contribuição dos mais velhos para a comunidade.

A festa será realizada a partir das 17h, na Rua dos Barbosas, 110, no bairro Amambai.