Carnavalescos da Capital vencem o Concurso de Fantasia de Corumbá
Evento realizado há 43 anos mantém uma tradição do carnaval

Foi uma noite de muito brilho, cores vibrantes, disputa acirrada (sem questionamentos das notas dos jurados) e o aproveitamento de material reciclável como um dos destaques, expressando o potencial artístico através da criatividade e a imaginação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Carnavalescos de Campo Grande vencem o Concurso de Fantasia de Corumbá, evento tradicional que celebra a cultura popular e o uso criativo de materiais recicláveis. Enir Amarilha venceu na categoria originalidade com a fantasia "A Idosa do Momento", feita de materiais reciclados, enquanto Luciano Pereira Alves ganhou em luxo com "Elo, o Senhor das Águas". O concurso, realizado em sua 43ª edição, também contou com a participação especial do secretário de Cultura da Capital, Valdir Gomes, que busca resgatar o concurso de fantasia em Campo Grande.
Em sua 43º edição, o Concurso de Fantasias de Corumbá, o único realizado no Estado e já uma raridade pelo país, oportuniza a celebração da cultura popular, muito representada na cidade, e sustenta uma tradição que teve seu apogeu em décadas passadas, após ser criado nos anos de 1930 pelo museólogo Clóvis Bornay, inspirado nos carnavais de Veneza.
O evento realizado pela prefeitura reuniu 20 fantasias e lotou parcialmente o ginásio do Corumbaense. Os vencedores são carnavalescos de Campo Grande, Enir Amarilha, na categoria originalidade, e Luciano Pereira Alves, em luxo, com apresentação especial de cinco “hors concours”, dentre eles o ex-vereador Valdir Gomes, secretário de Cultura da Capital.
Concurso na Capital
“Para mim, é uma realização pessoal, e, ao me tornar cidadão corumbaense, agraciado pela Câmara de Vereadores, foi o reconhecimento e sinto-me honrado em desfilar aqui”, disse Gomes, 63, que há 40 anos participa do concurso, dos quais 20 anos como não concorrente.
Na noite de ontem (27), o carnavalesco foi o último a desfilar, apresentando a deslumbrante fantasia Uma Noite de Glória, inspirada nos grandes concursos do gênero. A criação destaca-se pelas cores vibrantes do rosa, ouro e lilás, confeccionada com paetês, pedras preciosas e bordados em cristais, adornada com franjas e penas exóticas de plumas de faisão e pavão.
“Esta obra celebra a tradição e a inovação, capturando a essência dos carnavais que encantam gerações”, resumiu Valdir, que tem um desafio pela frente como titular da pasta de Cultura: resgatar o concurso de fantasia de Campo Grande. “Vamos tentar essa volta”, apontou, lamentando não poder desfilar este ano nas escolas de samba da Capital, impedido pelo cargo que ocupa.
Vontade de viver
Com entrada triunfante no ginásio, ao som de “Tutti Frutti”, na voz de Little Richard, e “O que é, o que é? (Viver e Não Ter Vergonha de Ser Feliz)”, de Gonzaguinha, a carnavalesca Enir Amarilha arrebatou o primeiro lugar em originalidade.
Sua fantasia “A Idosa do Momento” foi elaborada com material simples e criativos, como caixas de leite, rascunhos de papel sulfite, papel colorido, jornais e papelão. Na montagem, foram usadas colas, aros de bicicleta e barbantes, criando uma peça única.
Exausta depois de carregar os adornos da fantasia pelo ginásio, sob aplausos do público, a professora aposentada, aos 76 anos, se emocionou com a premiação. “Tudo isso justifica o meu envolvimento no trabalho, no pensar do tema, na música, são bases da vitória, do coroamento”, celebrou.
“Na minha idade – completou -, tudo isso traz saúde mental, saúde física e saúde social”.
Na categoria originalidade, os premiados foram: 1º, Enir Amarilha, com 293 pontos; 2º Robson Pires Deserto, 286; 3º Jackelyny Pazzolyny, 285,6; 4º Joyciane Bruno, 277; e em 5º Márcia Lins, 276.
Categoria Luxo: 1º Luciano Pereira Alves (fantasia: “Elo, o Senhor das Águas”), 297 pontos; 2º Douglas Marques de Melo, 294,5; 3º Emerson de Oliveira Guilhermino, 284; 4º Vicktória Lorraine, 282; e 5º Marli Dias (cujo carro quebrou na entrada do ginásio), 263 ponos.