Fogueira de Ayrá une candomblé e Festa Junina neste sábado
Evento gratuito neste sábado reúne dança, comidas vocativas e tradição afro-africana
A cultura afro-brasileira ganhará espaço nas ruas de Campo Grande neste sábado, 26 de julho, com a realização da primeira edição da “Fogueira de Ayrá”, festa junina inspirada nas tradições do Candomblé. O evento acontece das 15h às 23h, na Casa de Santo Asé Efunṣola de Ajagunã, localizada na Rua Marechal Câmara, 959, no bairro Seminário. A entrada é gratuita.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A primeira edição da "Fogueira de Ayrá", festa junina inspirada nas tradições do Candomblé, acontece neste sábado, 26 de julho, em Campo Grande. O evento gratuito será realizado na Casa de Santo Asé Efunṣola de Ajagunã, no bairro Seminário, das 15h às 23h. A celebração, que homenageia o Orixá Ayrá, reúne apresentações de capoeira, maculelê, samba de roda e forró. A programação inclui ainda espaço kids, fogueira simbólica e gastronomia tradicional do Candomblé, com pratos como acarajé, canjica e arroz-doce.
A celebração une música, dança, gastronomia e espiritualidade em homenagem ao Orixá Ayrá, divindade associada à transformação, justiça e força ancestral. Com o objetivo de promover vivência comunitária e conexão com as raízes sagradas, a festa propõe uma releitura das festividades juninas a partir da perspectiva afro-religiosa.
"É um evento cultural que chega à sua primeira edição celebrando a fé, a cultura e a alegria para todo mundo. Trazemos a força do Candomblé em uma releitura da festa junina, com dança, atabaques, apresentações culturais e também muito forró e sertanejo para ninguém ficar parado. Tudo feito com respeito às tradições e acolhimento a quem vem com o coração aberto", explica o Babalorixá Geiser Barreto, da Casa de Santo Asé Efunṣola de Ajagunã.
A programação inclui a performance solo “Oxumarê: Um Corpo em Devoção”, com Giulia Maciel; show do cantor Begèt De Lucena; e a roda “Yakekerê”, protagonizada por mulheres da Casa de Santo e Ogãs, em homenagem ao sagrado feminino.
O Coletivo do Mato e a Associação Varanda do Dendê também se apresentam com maculelê, capoeira e samba de roda. A cantora Manu Kavallari leva ao público o projeto autoral “Canções da Noite”, enquanto o grupo Flor de Pequi encerra a noite com um show dançante de forró pé de serra. Nos intervalos, o DJ Renan Cruz comanda os sets de ritmos populares e regionais.
Para além da música e das manifestações culturais, a festa também oferece um espaço kids com brinquedos gratuitos, fogueira simbólica e barracas com comidas vocativas preparadas com respeito às tradições alimentares do Candomblé. Entre os pratos, estarão canjica, arroz-doce com cural, milho cozido, acarajé, espetinhos e outras iguarias.
A “Fogueira de Ayrá” é uma iniciativa da Casa de Santo Asé Efunṣola de Ajagunã, fundada em 2016 e reconhecida por sua atuação cultural e acolhimento à comunidade local. A produção do evento é assinada pelo próprio Babalorixá Geiser Barreto, junto de Juliana Benitez e Mariane Lopes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.