ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Faz Bem!

Mesmo com ChatGPT ensinando tudo, vegano ainda ouve sobre saúde

Para quem insiste em perguntar sobre as proteínas, dica é acompanhar profissionais que sabem falar do assunto

Por Aletheya Alves | 07/06/2024 07:18
Feijoada vegana é servida semanalmente em Campo Grande. (Foto: Trevo Veggie)
Feijoada vegana é servida semanalmente em Campo Grande. (Foto: Trevo Veggie)

Apesar de a alimentação sem produtos de origem animal continuar se popularizando, ouvir e ler questionamentos nas redes sociais sobre como manter uma vida saudável sendo vegano ou vegetariano continua. Comentários em páginas de influenciadores do ramo, por exemplo, não faltam. Por isso, a dica de hoje na nossa editoria de “Faz Bem” é aproveitar desde a inteligência artificial até os vários profissionais regionais para aprender.

Como esse tipo de alimentação não é predominante, a curiosidade é esperada, mas algumas perguntas acabam se repetindo com uma frequência maior do que necessária. “E as proteínas?” e  “mas você não fica fraca?” são questionamentos que nos sete anos de veganismo desta repórter continuam sendo feitos rotineiramente.

E, por experiência própria, a dica é procurar e acompanhar profissionais que sabem falar muito bem do assunto aqui mesmo em Campo Grande. Prova de que dá sim para viver tranquilamente sendo vegano é que os próprios produtores, que em sua maioria são veganos e vegetarianos, vêm aumentando na cidade.

Inclusive, para sair do senso comum, há nutricionistas veganos e também não veganos que atendem na Capital. Joyce Lucas é uma delas e, em suas redes sociais, costuma dar dicas de receitas e mostra um pouco de como é a rotina alimentar em seu caso.

Uma das dicas é justamente essa, acompanhar a nutricionista em seu perfil no Instagram para deixar os preconceitos de lado e aprender.

De acordo com Joyce, conferir a deficiência da vitamina B12, por exemplo, é algo necessário tanto para quem é vegano quanto para quem segue uma alimentação onívora. E, falando na prática, dá para pensar sobre como a proteína de soja acaba sendo melhor do que o ovo de galinha (tendo mais proteína e menos calorias):

"Antes que me perguntem: mas e a qualidade da proteína e dos aminoácidos da soja? A proteína da soja é uma fonte de proteína vegetal riquíssima muitas vezes comparada até mesmo a proteína animal, pois apresenta todos os aminoácidos essenciais aos seres humanos. O grão de soja apresenta 40% de proteína em sua composição, além dos aminoácios histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, cistina, fenilalanina, tirosina, treonina, triptofano e valina. Além disso, apesar da alimentação vegetariana e vegana terem como característica uma ingestão menor de certos aminoácidos essenciais ainda sim grande parte delas atingem as necessidades requeridas pela WHO/FAO e a composição de aminoácidos das diferentes fontes vegetais e combinações varia muito".

Confira abaixo um dos vídeos sobre a rotina alimentar:

Outra opção é realmente pesquisar e também usar das ferramentas de inteligência artificial para pedir dicas e receitas. Depois disso, é só testar.

Falando sobre a variedade na alimentação, se você ainda não sabe como encontrar modos de experimentar, uma boa dica é focar nas feiras culturais que têm se espalhado pela cidade. Muitos profissionais vendem desde doces como brownies até sushis veganos na Feira do Bosque da Paz (realizada todo 3º domingo do mês).

Além disso, uma boa novidade é que a Feira Borogodó (realizada no 1º domingo do mês) tem um espaço que reúne todas as opções alimentícias veganas. Por ali, dá para fazer um tour e conhecer desde comidas sanduíches até coxinhas (com profissionais de locais como o Trevo Veggie, Floral Green, Keijú, Chazebre, Panne Vegan, Las Vegg e Cozinha Vegan).

Inclusive, além das dicas humanas, confira também duas receitas vegadas salgadas com fontes de proteína vegetal sugeridas pelo ChatGPT em segundos:

Salada de Quinoa com Feijão Preto e Abacate

Ingredientes:

  • 1 xícara de quinoa
  • 1 lata de feijão preto cozido
  • 1 abacate maduro, cortado em cubos
  • 1 tomate médio, picado
  • 1/2 cebola roxa, picada
  • Suco de 1 limão
  • Coentro fresco a gosto (opcional)
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  1. Cozinhe a quinoa de acordo com as instruções da embalagem e deixe esfriar.
  2. Em uma tigela grande, misture a quinoa cozida, o feijão preto escorrido, o abacate, o tomate e a cebola.
  3. Tempere com suco de limão, sal, pimenta e coentro fresco, se estiver usando.
  4. Misture bem e sirva imediatamente ou leve à geladeira para esfriar antes de servir.

Tofu Mexido com Legumes

Ingredientes:

  • 200g de tofu firme, esfarelado
  • 1/2 pimentão vermelho, picado
  • 1/2 cebola, picada
  • 1 xícara de espinafre fresco
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de chá de azeite de oliva
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma (açafrão-da-terra)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Tortilhas de milho ou trigo integral (opcional)

Modo de Preparo:

  1. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio.
  2. Adicione a cebola e o pimentão e refogue até que estejam macios.
  3. Acrescente o tofu esfarelado à frigideira e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
  4. Adicione o espinafre fresco à frigideira e cozinhe até que esteja murcho.
  5. Tempere com molho de soja, cúrcuma, sal e pimenta, mexendo bem para distribuir os temperos.
  6. Sirva quente, acompanhado de tortilhas de milho ou trigo integral, se desejar.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias