Secretaria de Saúde cria linha de cuidado com pacientes renais crônicos
O objetivo é organizar os serviços de saúde de forma integrada e contínua no Estado
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) publicou no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (17), a Linha de Cuidados da pessoa com DRC (Doença Renal Crônica) no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
O objetivo é organizar os serviços de saúde de forma integrada e contínua, tendo como base as diretrizes clínicas e protocolos.
A superintendente de Atenção à Saúde, da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, explica que esse é um documento de instrução. “O objetivo é ter um documento instrutivo para organizar o cuidado do paciente renal crônico. Todos os municípios do Estado utilizam este instrumento para organizar o cuidado de seus pacientes”, disse.
Conforme apresenta o relatório, a linha de cuidado contém ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, bem como a educação em saúde e o apoio social aos pacientes, segundo as Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica do Ministério da Saúde (2014).
De acordo com a Linha de Cuidados publicada, a doença causa alterações heterogêneas que afetam a estrutura e a função renal, por várias causas e fatores de prognóstico.
As pessoas sob o risco de desenvolver DRC são aquelas que têm diabetes, hipertensão, idosos, obesos, fumantes, quem tem histórico da doença na família e de doenças coronariana, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica e insuficiência cardíaca.
A projeção do número total de pessoas com doença renal crônica, com 20 anos ou mais, é de 10,46%, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No Estado, tem 439 máquinas de hemodiálise para Atendimentos Ambulatorial Especializado em DRC.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.