ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 27º

Lado Rural

Embrapa vai leiloar 192 cabeças de gado criadas no Pantanal

Entre os animais leiloados estão nelores, bovinos pantaneiros e crioulos

Por Izabela Cavalcanti | 01/09/2025 12:05
Embrapa vai leiloar 192 cabeças de gado criadas no Pantanal
Grupo de bois da raça Nelore (Foto: Gisele Rosso/Embrapa Pecuária Sudeste)

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal realizará no dia 5 de setembro, às 17h, o leilão virtual de gado. Serão ofertados 100 fêmeas e 92 machos, divididos em 18 lotes. O certame é realizado pela Boi Remates e pode ser acompanhado no site www.maisremates.com.br/leilao/278.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Embrapa Pantanal realizará leilão virtual de gado no dia 5 de setembro, às 17h, ofertando 100 fêmeas e 92 machos, divididos em 18 lotes. O evento, conduzido pela Boi Remates, será transmitido pelo site www.maisremates.com.br/leilao/278. Os animais, incluindo Nelores, Bovinos Pantaneiros e Crioulos, são provenientes da Fazenda Nhumirim, localizada no Pantanal da Nhecolândia. Criados a pasto nativo e adaptados à região, os animais são resultado de pesquisas da Embrapa.Parte dos lotes provém do projeto "Transferência de Tecnologia e Prospecção de Demandas em Programas de Melhoramento Genético para a Produção Sustentável de Carne Bovina". Registrados na ABCZ, alguns animais possuem DEP (Diferença Esperada na Progênie) Genômica, método que avalia o mérito genético, desconsiderando fatores ambientais. Segundo o pesquisador Urbano Abreu, a disponibilidade desses animais, com avaliação genética diferenciada, contribui para o progresso genético e aumento da produtividade dos rebanhos no Pantanal.

Entre os animais disponíveis estão nelores, bovinos pantaneiros e crioulos, provenientes da Fazenda Nhumirim, localizada no Pantanal da Nhecolândia. São animais que vieram de pesquisas da Embrapa, criados a pasto nativo e totalmente adaptados ao Pantanal.

Alguns lotes contam com animais fruto do projeto de pesquisa intitulado “Transferência de Tecnologia e Prospecção de Demandas em Programas de Melhoramento Genético para a Produção Sustentável de Carne Bovina”. O gado é acompanhado e registrado na ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu).

Estarão disponíveis, também, animais com a estimativa de DEP (Diferença Esperada na Progênie) genômica.

“O método permite tirar todos os efeitos do ambiente, como cheia e seca, e avaliar apenas o mérito genético do animal, o seu genoma. Isso possibilita um desenvolvimento muito grande em termos de qualidade de rebanho, auxiliando o criador na tomada de decisões visando o progresso genético contínuo e aumento da produtividade”, explicou o pesquisador Urbano Abreu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.