ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 25º

Lado Rural

Feira Agropecuária do Pantanal terá primeiro shopping do cavalo pantaneiro

Feapan será aberta nesta quinta-feira e segue até domingo (10) em Corumbá

Por José Roberto dos Santos | 06/11/2024 13:35
Cavalo pantaneiro participa de demonstração durante Feapan passada; raça é conhecida pela rusticidade, resistência e versatilidade. (Foto: Divulgação)
Cavalo pantaneiro participa de demonstração durante Feapan passada; raça é conhecida pela rusticidade, resistência e versatilidade. (Foto: Divulgação)

Uma das atrações dos leilões em feiras anteriores, o cavalo pantaneiro terá comercialização livre na edição deste ano da Feapan (Feira Agropecuária do Pantanal), que começa nesta quinta-feira (7), no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros, em Corumbá. A raça modelo da região terá um shopping, com os animais sendo expostos ao lado do tatersal com preços fixos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Feapan (Feira Agropecuária do Pantanal), que acontece em Corumbá, destaca o cavalo pantaneiro, uma raça conhecida por sua rusticidade e resistência. O evento contará com um shopping de cavalos, onde 18 animais serão comercializados sem comissão, e as compras poderão ser parceladas. A feira, que se inicia com a presença de autoridades e representantes do agronegócio, também incluirá palestras, leilões de gado e rodeios, promovendo a economia local e a evolução sustentável da pecuária pantaneira ao longo dos anos.

Rústico, resistente e versátil, o cavalo pantaneiro é descendente de animais utilizados pelas tropas portuguesas e uma vez introduzidos no Pantanal, por meio de uma seleção natural em centenas de anos, se adaptaram ao ambiente. Hoje são mais de cinco mil animais puros registrados na ABCCP (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro).

No 1º shopping da Feapan serão comercializados 18 animais de criadores de Mato Grosso do Sul, a partir das 8h desta quinta-feira, prosseguindo das 8h às 21h dos dias 8 e 9. Os cavalos ofertados poderão ser adquiridos em 14 parcelas, com desconto de 8% para pagamento à vista. As compras estão isentas de comissão (cobrada nos leilões), informa a organização do evento.

Para se ter um parâmetro da valorização do cavalo pantaneiro, este ano na Expogrande, feira agropecuária promovida em Campo Grande, um exemplar da raça foi comercializado por R$ 165,6 mil, anotando um recorde nacional em leilões.

O município de Corumbá tem o segundo maior plantel de equinos do País, segundo pesquisa de 2023 do IBGE, com 36 mil exemplares.

A retomada da Feapan, segundo Gilson de Barros, presidente do Sindicato Rural de Corumbá, coloca na vitrine do agronegócio a elite da pecuária pantaneira e sua evolução sustentável nas últimas décadas com a introdução de novas tecnologias e genéticas. “Será uma grande festa em prol dos pantaneiros, de nossa gente e da cidade, proporcionando entretenimento, bons negócios e movimentando a economia da região e do Estado”, pontuou.

Palestras    

Realizada pelo Sindicato Rural de Corumbá, a Feapan será aberta nesta quinta-feira, às 18h, com a presença do governador Eduardo Riedel, representantes das entidades do agronegócio e pecuaristas. A programação terá início mais cedo, às 8h, com o Shopping do Cavalo Pantaneiro e a Vitrine Tecnológica Ateg Agroindústria e Horticultura. Após a abertura, haverá leilão de 200 touros, início do rodeio e o show ao vivo (22h) do grupo Traia Véia.

Na sexta-feira (8), segue o Shopping do Cavalo Pantaneiro e, a partir das 14h, acontecerão as palestras: do Sicredi, Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce e do Grupo Macal. O leilão de gado de corte, com oferta de mil animais, terá início às 19h, seguido do rodeio de touros e o show ao vivo da dupla sertaneja João Bosco & Vinicius.

No sábado, será realizada a última rodada de oferta de cavalos pantaneiros. Às 8h, haverá palestra do Senar sobre genética bovina e sua morfologia sobre uma perspectiva moderna. Segue a última etapa do rodeio de touros, às 19h, e palestra da empresa Ema Agropecuária sobre melhoramento genético, suplementação e ferramentas para maximizar o lucro na pecuária. O último show (DJ Jiraya) começa às 23h.

Nos siga no Google Notícias