ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 25º

Lado Rural

Iagro prorroga para 30 de junho cadastro da pecuária e declaração de rebanhos

Portaria atende pedido da Famasul e do Mapa; desobediêcia leva à interdição da propriedade

José Roberto dos Santos | 16/06/2023 10:11
Rebanho bovino criado a pasto em MS; Estado tem plantel de 18,6 milhões de cabeças. (Foto: Arquivo/Governo MS)
Rebanho bovino criado a pasto em MS; Estado tem plantel de 18,6 milhões de cabeças. (Foto: Arquivo/Governo MS)

Para atender pedidos dos produtores rurais a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e Animal de MS), publicou nesta sexta-feira, 16, portaria no Diário Oficial prorrogando para 30 de junho de 2023 a etapa de maio da atualização cadastral da pecuária e a Declaração  Semestral de Rebanhos. A portaria entra em vigor nesta sexta.

Uma portaria anterior já havia prorrogado o prazo das declarações para o dia 15 de junho. Desta vez agência prorrogou mais uma vez excepcionalmente para atender pedido da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e do próprio Mapa (Ministério da Agricultura), através da Superintendência Federal da Agricultura de MS.

Após esse prazo, prevê a portaria, as explorações pecuárias que não atualizarem o cadastro a a declaração anual de rebanhos estarão automaticamente interditadas e sujeitas às sanções previstas em normativas vigentes.

Importância do cadastro

A atualização cadastral e a declaração de rebanhos são medidas fundamentais para garantir o controle e a prevenção de doenças, além de promover a rastreabilidade e a transparência na produção agropecuária.

A atualização cadastral deve ser feita nos meses de maio e novembro de cada ano, e incluir o número total de animais existentes na propriedade por espécie e categoria.

Durante a declaração semestral, os produtores também devem fornecer informações sobre nascimento, mortalidade, consumo e evolução dos rebanhos, de acordo com os parâmetros estabelecidos em atos normativos.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem um rebanho bovino estimado em 18,6 milhões de cabeças e a declaração abrange diversas espécies, além dos bovinos, os bubalinos, aves, suínos, caprinos, ovinos, equinos, entre outros.


Nos siga no Google Notícias