ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Após dupla fazer arrastão no Rio Miranda, PMA recolhe 12 kg de pescado ilegal

Gabrielle Tavares | 01/03/2022 16:25
Espécie de jaú e pintado estavam entre a pesca apreendida pela PMA. (Foto: Divulgação)
Espécie de jaú e pintado estavam entre a pesca apreendida pela PMA. (Foto: Divulgação)

No primeiro dia da temporada de pescas, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Jardim e Bonito apreendeu 12 kg de pescado ilegal, após flagrar dupla de infratores que cometiam arrastão com rede no Rio Miranda.

A piracema, período de defeso reservado à reprodução dos peixes, terminou ontem (28), mas os policiais continuam as fiscalizações para evitar a pesca predatória.

Além da rede de pesca, foi recolhido um peixe da espécie jaú, pensando 5 kg e medindo 75 centímetros - abaixo do que é permitido. Também foi apreendido um pintado, com 90 centímetros e 7 kg.

Os dois homens foram surpreendidos enquanto retiravam os peixes da rede, mas fugiram para a mata ao avistarem os policiais. Segundo a PMA, apesar de diligências, os indivíduos não foram localizados.

Os agentes informaram que, nestes casos, a prisão em flagrante é dificultada pela agilidade que os infratores possuem em armar os itens de pesca ilegais, ficando por pouco tempo expostos.

"Mais difícil ainda porque armam normalmente à noite, como foi o caso desses dois infratores fugitivos. Alguns ainda são avisados via telefone celular de que a PMA está fiscalizando os rios”, informou, em nota, a PMA.

De acordo com as regras, pescadores só podem levar um exemplar de peixes de espécie nativa - como pacu, pintado, cachara, jaú - além de cinco exemplares de piranhas, dentro das medidas mínima e máxima.

Se a espécie pescada estiver fora dos tamanhos permitidos, deve ser solta imediatamente no local. Já a pesca do dourado segue proibida até 2024, conforme Lei nº 5.321, de 10 de janeiro de 2019.

Nos siga no Google Notícias