ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Após ser "paquerada" por Robusto, onça Itapira é vista acasalando pela 1ª vez

Fotógrafo fez registro inédito em Miranda, a 208 km de Campo Grande

Por Jéssica Fernandes | 09/01/2025 12:48


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um registro inédito mostrou a onça-pintada Itapira acasalando pela primeira vez, feito pelo fotógrafo Lucas Morgado. Itapira, que sobreviveu a incêndios no Pantanal, foi monitorada na Fazenda Caiman, onde um macho mais velho, Robusto, cortejou a jovem onça. Após tratamento intensivo para queimaduras em Brasília, ela foi reintegrada à natureza em Mato Grosso do Sul e avistada em seu habitat natural em novembro de 2024. Recentemente, foi vista relaxando em uma árvore, destacando sua adaptação ao ambiente selvagem.

Em uma nova aparição, a onça-pintada Itapira foi flagrada acasalando pela primeira vez. O registro inédito foi feito e compartilhado pelo fotógrafo Lucas Morgado nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (9). Itapira, que ficou conhecida após sobreviver aos incêndios no Pantanal, vive na região de Miranda, a 208 km de Campo Grande.

O biólogo Lucas Morgado contou os bastidores desse registro, que ocorreu na área onde está situada a Fazenda Caiman. “Nesse dia encontramos Robusto, um velho macho monitorado por nós há vários anos, cortejando a jovem Itapira, que claramente demonstrava inexperiência. Foi muito interessante vê-la iniciando sua vida adulta”, diz.

Em 2024, em decorrência dos incêndios que atingiram o Pantanal, Itapira ficou mais de dias em tratamento para queimaduras em Brasília, em um centro de referência em tratamento intensivo. O tratamento foi feito com o mínimo de intervenções humanas possíveis para que a onça-pintada mantivesse o comportamento arisco e selvagem que era necessário para sua eventual reintegração à natureza.

A onça-pintada retornou a Mato Grosso do Sul em 5 outubro de 2024 e no mês seguinte foi vita pela primeira vez em seu habitat natural pela equipe do Onçafari. Nesta semana, o Campo Grande News mostrou outro momento da Itapira. Dessa vez, ela estava relaxando, deitada, em cima de uma árvore.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias